Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Pelo terceiro ano consecutivo, poder legislativo busca viabilizar programa de prevenção à saúde para Nova Casa Verde

Pelo terceiro ano consecutivo, poder legislativo busca viabilizar programa de prevenção à saúde para Nova Casa Verde

por Cleverson Gouveia publicado 18/06/2025 13h30, última modificação 18/06/2025 13h30
Últimas edições da ação, promovida em parceria com o SENAR/MS, atenderam mais de mil pessoas no distrito
Pelo terceiro ano consecutivo, poder legislativo busca viabilizar programa de prevenção à saúde para Nova Casa Verde

Divulgação

Ampliar o acesso à saúde no campo tem sido uma preocupação constante da Câmara Municipal de Nova Andradina. Isso pode ser constatado através das inúmeras propostas apresentadas pelos vereadores.

Na última sessão ordinária, realizada nesta terça (17), os vereadores professor Fábio Zanata (MDB) e Naleu da Casa Verde (PSDB), solicitaram à administração municipal e ao Sindicato Rural a viabilização de mais uma edição do Programa de Saúde do Homem e da Mulher Rural, em parceria com o SENAR/MS.

A proposta é que o programa ocorra em novembro de 2026, mês da campanha Novembro Azul, unificando ações voltadas à prevenção do câncer de próstata com a oferta de atendimentos médicos em diversas especialidades, como urologia, ginecologia, pediatria, dermatologia, oftalmologia e clínica geral, diretamente no ESF de Nova Casa Verde.

“O programa é prestativo e excepcional. Nas edições anteriores, realizadas em 2017, 2019, 2023 e 2024, foram registrados mais de mil atendimentos, inclusive com a detecção precoce de possíveis casos de câncer de próstata, o que pode fazer toda a diferença no tratamento”, justificam os parlamentares.

A proposta reitera indicações anteriores — nº 499/2023 e 152/2024 — e ressalta a importância de levar serviços de saúde a uma região carente e com difícil acesso ao centro urbano, já que Nova Casa Verde está localizada a 56 km de Nova Andradina, dificultando o deslocamento de moradores para consultas e exames.

A Indicação, registrada sob o número 253/2025, foi encaminhada aos setores competentes da administração municipal e ao presidente do Sindicato Rural, Marcus Garcia, para análise e possível adesão ao programa do SENAR/MS.

Mídias Sociais