Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Procuradoria enaltece empoderamento feminino nas ações do Mês da Mulher

Procuradoria enaltece empoderamento feminino nas ações do Mês da Mulher

por Cleverson Gouveia publicado 31/03/2023 13h41, última modificação 31/03/2023 13h41
Órgão do Legislativo de Nova Andradina promoveu seminário, homenagens e debates, além de reforçar a agenda de eventos do município
Procuradoria enaltece empoderamento feminino nas ações do Mês da Mulher

Agência 7ª Arte

A Procuradoria da Mulher enalteceu a luta por igualdade e o empoderamento feminino nas ações do Mês da Mulher realizadas no âmbito do legislativo municipal, e reforçou a agenda de eventos promovidos pela municipalidade e instituições ligadas à rede de prevenção e combate à violência contra a mulher.

Na Câmara Municipal, a sessão solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher abriu a programação, juntamente com a posse da nova diretoria da Procuradoria da Mulher, com a vereadora Márcia Lobo (MDB) como presidente, a vereadora Cida do Zé Bugre (PL), como vice, e da vereadora Gabriela Delgado (PSB), como secretária.

Ainda na solenidade, 14 mulheres de diferentes segmentos tiveram suas trajetórias de vida pessoal e profissional retratadas em vídeo, como uma forma de reconhecimento e valorização da mulher, que luta por igualdade e melhores oportunidades no trabalho, na educação, enfim, em todos os setores.

A necessidade das mulheres ocuparem os espaços de poder também ganhou repercussão de maneira especial, quando a subsecretária estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Cristiane Sant' Anna de Oliveira, participou de sessão ordinária da Casa de Leis a convite das procuradoras.

Na tribuna, a liderança estadual enfatizou que neste mês de visibilidade, de ação e celebração de conquistas das mulheres, é fundamental a soma de esforços na construção de uma sociedade mais justa, solidária e igualitária.

Outro momento marcante, sob a coordenação da Procuradoria da Mulher, foi a realização do Seminário Mulher Empoderada no Trânsito”, evento inédito em todo estado de Mato Grosso do Sul, que trouxe especialistas para falar sobre o papel da mulher na segurança do trânsito.

As representantes da Procuradoria também reforçaram a agenda de eventos do município, marcando presença na caminhada em memória às vítimas de feminicídio, palestras, atividades culturais, sociais e de cuidados com a saúde da mulher.  

Ao fazer um balanço do trabalho, a presidente Márcia Lobo afirmou que a extensa programação para celebrar esta data contribui para conscientizar e mudar visões distorcidas e preconceituosas sobre o papel da mulher na sociedade.

“Todos somos iguais, todos somos seres humanos. A mulher pode estar onde ela quiser e ser protagonista da sua própria história. O fato de ser mulher não pode limitar ou definir ninguém. Com a união de forças vamos lutar pelo fim da violência contra a mulher, o machismo cultural e o feminicídio, problemas urgentes que não podem mais ser admitidos”, enfatizou Márcia Lobo, parabenizando a todos os envolvidos nas agendas e projetos desenvolvidos.

Ao final, a vereadora lembrou que uma das atribuições da Procuradoria é receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de violência e discriminação contra a mulher. “Este ano, infelizmente, houve aumento nos registros de feminicídio, importunação e agressão sexuais, violência doméstica e outros crimes contra a mulher. Estamos atentas, acompanhando de perto a investigação e elucidação desses crimes, para punir os culpados e fazer justiça”, completou.

Além da vereadora Márcia Lobo, Cida do Zé Bugre (vice-presidente) e Gabriela Delgado (secretária) sempre parceiras em todas as iniciativas da Procuradoria, confirmaram que novas ações serão realizadas durante o ano. “Dia da Mulher é todo dia. São 365 dias de luta, de busca por mais direitos, por conquistas, por dignidade”, encerraram as procuradoras.

     

Mídias Sociais