Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Programa de Envelhecimento Ativo e Saúde da Pessoa Idosa é proposto na Câmara

Programa de Envelhecimento Ativo e Saúde da Pessoa Idosa é proposto na Câmara

por Marcos Santi publicado 09/10/2023 09h46, última modificação 09/10/2023 09h46

A criação do Programa de Envelhecimento Ativo e Saúde da Pessoa Idosa foi proposta na Câmara Municipal de Nova Andradina por meio da Indicação 418/2023, de autoria das vereadoras Cida do Zé Bugre (PL), Gabriela Delgado (PSB) e Marcia Lobo (MDB).

A sugestão foi encaminhada para o prefeito Gilberto Garcia (PL) e para a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SEMCIAS), inclusive, com modelo de projeto de lei anexada à indicação.

A abordagem do tema envelhecimento ativo é baseada no reconhecimento dos direitos humanos e nos princípios de independência, participação, dignidade, assistência e autorrealização estabelecidos pela Organização das Nações Unidas.

Atualmente, ainda existe preconceito e discriminação contra esse grupo populacional, contudo, é sabido de que os idosos podem dar uma contribuição fundamental à construção de uma sociedade mais humana.

“Sendo assim, a ONU elaborou os Princípios das Nações Unidas para o Idoso. Este documento ressalta a importância dos idosos na sociedade, participando ativamente na formulação e implementação de políticas que afetam seu bem-estar, prestando serviços voluntários à comunidade, de acordo com seus interesses e capacidades, atuando em movimentos e associações da sociedade civil”, elencaram as vereadoras na justificativa da indicação.

No documento, as parlamentares complementaram que, “para confirmar a correção desses princípios, muitos idosos, comprovando sua vitalidade, têm se organizado em associações, grupos da terceira idade, a fim de conquistar esse espaço que lhes têm sido negado”.

“A partir desses exemplos de luta pela dignidade, cabe agora à sociedade reconhecer a importância dos idosos em nosso meio e cumprindo seu dever de solidariedade, apoiar essas iniciativas, multiplicando as conquistas dos idosos”, emendaram as vereadoras.