Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Projeto sugere assistência psicológica a grávidas e mães de recém-nascidos em Nova Andradina

por Cleverson Gouveia publicado 25/08/2023 12h28, última modificação 25/08/2023 12h28
Indicação apresentada na Câmara Municipal busca a implementação no Sistema Único de Saúde

Divulgação

Os vereadores Ceará do PT e Pedro Soares (PSD) oficializaram, na Indicação 343/2023, projeto que busca garantir às gestantes e puérperas o direito à assistência psicológica no Sistema Único de Saúde. A proposta foi encaminhada às secretarias municipais de Saúde e de Cidadania e Assistência Social, com cópia para o Hospital Regional.

“A idealização do projeto parte da necessidade que temos, especialmente no processo pós-parto, em que a mulher tem por precisão cuidados essenciais, especialmente para a saúde mental”, argumentaram os autores na justificativa da indicação, que foi apresentada na 26ª Sessão Plenária Ordinária Deliberativa.

“Não obstante, é preciso destacar que esse período é essencial para a saúde mental e bem-estar das mulheres, uma vez que de 10% a 15% delas sofrem algum tipo de depressão pós-parto”, emendaram os parlamentares em outro trecho do documento.

Os vereadores também citaram dados do Senado Federal que motivaram o Projeto de Lei 130/2019, sobre “um dos maiores fatores agravantes para a ocorrência da depressão pós-parto”: “a falta de uma rede de apoio para a mãe - mulheres que passaram, durante a gestação, por conflitos conjugais, por dificuldades financeiras, que sofreram pressão por ter tido uma gravidez não planejada, que já criaram filhos sem um dos parceiros ou que não contam com suporte do parceiro ou de familiares”.

“Com base nos estudos, são elas que estão mais propensas a desenvolver transtornos mentais após o nascimento. Nesse sentido, solicitamos que as autoridades competentes possam pensar na necessidade cada vez mais da saúde mental da mulher/mãe”, complementaram os parlamentares na indicação.