Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Proposições dos vereadores evidenciam cuidado com a saúde e a qualidade de vida das pessoas

por Cleverson Gouveia publicado 07/06/2023 12h52, última modificação 07/06/2023 12h52
Indicações sugerem procedimento de capsulotomia para os pacientes que passam por cirurgia de catarata; manutenção, segurança e acessibilidade do Centro de Especialidades Médicas (CEM).

Divulgação

O volume de proposições apresentadas pelos vereadores relacionadas às demandas da saúde evidencia o cuidado e a preocupação com a qualidade de vida da população. Duas delas foram aprovadas no expediente da sessão ordinária da Câmara de Nova Andradina na última terça-feira, dia 06 de junho.

A primeira proposição (226/2023), de autoria das vereadoras Márcia Lobo (MDB) e Gabriela Delgado (PSB), refere-se à disponibilização do procedimento de capsulotomia para os pacientes que passam por cirurgia de catarata no Hospital Regional.

Conforme informações das vereadoras, os pacientes necessitam se submeter à capsulotomia após a operação. “A capsulotomia é um procedimento que remove a opacidade presente na cápsula do olho, que protege o cristalino, nossa lente natural. Essa mancha pode surgir no pós-cirúrgico de catarata, mas o laser é capaz de retirá-la, deixando a membrana ocular transparente de novo”, explicam as parlamentares, ao destacar a importância de a Secretaria Municipal de Saúde atender tal pedido.

Já o vereador Sandro Hoici (Sem Partido) se atentou a parte estrutural dos prédios públicos, em particular, do Centro de Especialidades Médicas (CEM), que há 2 anos foi totalmente revitalizado e entregue pela gestão municipal para melhorar o atendimento à população e o ambiente laboral aos profissionais de saúde que atuam na unidade.

A preocupação está relacionada à manutenção, segurança e acessibilidade no prédio. De acordo com a indicação 232/2023, Sandro Hoici tem presenciado e recebido relatos constantes de que a atual infraestrutura elétrica está comprometendo o funcionamento dos equipamentos, resultando em falhas de alguns aparelhos, prejudicando a prestação dos serviços de saúde.

Além disso, torna-se urgente a instalação de rampas de acesso nos consultórios médicos, pois houve registro de acidentes frequentes, especialmente envolvendo idosos, ao tentarem adentrar aos consultórios sem um acesso apropriado.

Diante do exposto, o vereador solicitou a revisão elétrica das dependências e instalação de rampas de acesso nos consultórios médicos.