Proposta busca reduzir descarte irregular com coleta periódica e ecoponto
Proposta de autoria da vereadora Gabriela Delgado (MDB) destaca a necessidade da implantação de uma rotina de coleta de resíduos volumosos no município de Nova Andradina, como sofás, colchões, camas, armários e móveis em geral. A indicação prevê que o serviço seja realizado com cronograma pré-definido por bairros, a exemplo da coleta seletiva de recicláveis, podendo ocorrer, por exemplo, a cada 15 dias, com ampla divulgação à população.
A vereadora também propõe a implantação de um ecoponto organizado no Distrito de Nova Casa Verde, com local adequado, sinalização e estrutura apropriada para o recebimento desses materiais. A medida tem como objetivo evitar o descarte irregular em vias públicas, terrenos baldios e em frente às residências.
“A proposta atende a uma demanda recorrente da população, especialmente de famílias que não dispõem de meios de transporte para levar resíduos volumosos até os pontos de descarte existentes no município. Já ausência de uma rotina de coleta e de um ecoponto estruturado em Nova Casa Verde geram prejuízos ambientais, urbanos e à saúde pública”, justifica.
Gabriela ressalta ainda que a coleta programada tende a trazer mais eficiência, organização e conscientização ambiental. Em relação ao ecoponto, a proposta reforça uma indicação já apresentada na legislatura anterior.
A Indicação nº 08/2026 foi encaminhada para apreciação do prefeito municipal, Dr. Leandro Fedossi, do secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado, Hemerson Israel dos Santos, e do secretário municipal de Serviços Públicos, Raphael Perpétuo.