Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Proposta de curso de Medicina na UEMS de Nova Andradina é oficializada na Câmara

por Cleverson Gouveia publicado 12/05/2023 13h30, última modificação 12/05/2023 13h34

Arquivo/UEMS

A proposta de implantação do curso de Medicina na UEMS de Nova Andradina foi oficializada na Indicação 173/2023. O documento é de autoria do vereador Wilson Almeida (PSDB) e foi encaminhado ao reitor da instituição, Laércio Alves de Carvalho.

O parlamentar também enviou o pedido ao secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Caravina, com cópia ao deputado estadual Jamilson Name (PSDB) e deputado federal Geraldo Resende (PSDB).

No documento, o vereador ressaltou que, “com a decisão do Ministério da Educação de autorizar novos cursos de medicina em regiões carentes, é imprescindível o empenho das autoridades para a realização de estudos no sentido de implantar o curso de Medicina”.

“Nossa região compreende uma população de aproximadamente 150 mil habitantes, o que credencia o nosso município a oferecer essa modalidade de ensino. Outro ponto que justifica a implantação é que a cidade de Dourados, que já oferece essa disciplina na UFGD, estaria pleiteando o novo curso na unidade da UEMS, o que deixaria a referida cidade com dois cursos da mesma disciplina, o que no meu entender, não entraria no quesito de regiões carentes, conforme estabelecido pelo próprio MEC”, argumentou Wilson.

Para o vereador, “a implantação deste curso representaria a consolidação de um polo estudantil em Nova Andradina, atraindo diversos alunos de toda a região, além de contribuir para trazer mais desenvolvimento”. “Outro ponto que merece destaque é que nossa cidade conta com o Hospital Regional, que atende centenas de pacientes diariamente de diversas cidades da região, além da unidade do Hospital de Amor de Barretos e da Cassems, o que torna necessária a implantação do curso de Medicina em nossa cidade”, finalizou.