Proposta sugere descentralização da Farmácia Municipal para facilitar acesso a medicamentos
Com o objetivo de tornar mais acessível a retirada de medicamentos ofertados pelo SUS, os vereadores Dito Machado e Quemuel de Alencar, ambos do União Brasil, propuseram a implantação de polos descentralizados da Farmácia Municipal em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de bairros estratégicos de Nova Andradina.
A proposta registrada na indicação 318/2025, destaca a importância de facilitar o atendimento principalmente a pessoas idosas, com mobilidade reduzida ou em situação de vulnerabilidade social, que hoje precisam se deslocar até o centro da cidade para acessar medicamentos de uso contínuo.
De forma inicial, a indicação sugere que a descentralização comece por bairros mais populosos e distantes da sede da farmácia, como Cristo Rei, Morada do Sol e São Vicente. A ideia é utilizar a estrutura física já existente nas UBSs, com apoio das equipes de saúde locais, garantindo agilidade e proximidade no atendimento.
“O serviço representa mais conforto aos usuários, como também um avanço em termos de equidade, humanização e eficiência na gestão da saúde pública. Além disso, reforça os princípios de universalidade e acessibilidade preconizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, argumenta os autores da indicação, que segue agora para análise do Executivo Municipal e secretarias municipais competentes.