Relatório de 2025 detalha produção legislativa e reforça papel do SAPL na Câmara de Nova Andradina
A Câmara de Vereadores de Nova Andradina concluiu o Relatório Geral dos Trabalhos Legislativos de 2025, elaborado pelo Departamento Legislativo, com base nos dados registrados no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). O documento apresenta, em detalhe, a produção parlamentar do ano, com a quantidade de matérias protocoladas por cada vereador e por tipo de proposição.
De acordo com o relatório, o vereador Adelar Belo protocolou 60 matérias, sendo dois projetos de lei ordinária do Legislativo, um projeto de lei complementar, um projeto de decreto legislativo, sete requerimentos, 47 indicações e duas moções. Já Alemão da Semente apresentou 34 proposições, entre dois projetos de lei ordinária, um projeto de lei complementar, um projeto de decreto legislativo, cinco requerimentos, 23 indicações e duas moções.
O vereador Deildo Piscineiro somou 102 matérias, com um projeto de lei ordinária, um projeto de lei complementar, dois projetos de decreto legislativo, oito requerimentos, 80 indicações e dez moções. Dito Machado protocolou 104 proposições, incluindo oito projetos de lei ordinária, um projeto de lei complementar, um projeto de decreto legislativo, 33 requerimentos, 51 indicações e dez moções.
No balanço individual, Fabio Zanata apresentou 95 matérias, entre seis projetos de lei ordinária, cinco projetos de lei complementar, quatro projetos de decreto legislativo, cinco projetos de resolução, 30 requerimentos, 35 indicações e dez moções. A vereadora Gabriela Delgado registrou 134 proposições, com nove projetos de lei ordinária, um projeto de lei complementar, um projeto de decreto legislativo, um projeto de resolução, duas propostas de emenda, um parecer de relator especial, 32 requerimentos, 83 indicações e quatro moções.
O vereador Josenildo Ceará apresentou 80 matérias, sendo quatro projetos de lei ordinária, um projeto de lei complementar, um projeto de decreto legislativo, um projeto de emenda à Lei Orgânica, uma proposta de emenda, 20 requerimentos, 39 indicações e 13 moções. Já a vereadora Márcia Lobo protocolou 112 proposições, com 11 projetos de lei ordinária, um projeto de lei complementar, dois projetos de decreto legislativo, um projeto de resolução, duas propostas de emenda, nove requerimentos, 72 indicações e 14 moções.
Segundo o relatório, Naleu da Casa Verde apresentou 51 matérias, entre um projeto de lei complementar, sete requerimentos, 40 indicações e três moções. Professor Luciano Leal somou 63 proposições, com dois projetos de lei ordinária, um projeto de lei complementar, um projeto de decreto legislativo, sete requerimentos, 42 indicações e dez moções. O vereador Quemuel de Alencar registrou 31 matérias, incluindo um projeto de lei complementar, um projeto de decreto legislativo, sete requerimentos, 17 indicações e cinco moções.
Fechando a relação, Willian Moraes protocolou 77 proposições, com seis projetos de lei ordinária, um projeto de lei complementar, um projeto de decreto legislativo, um projeto de resolução, uma proposta de emenda, quatro requerimentos, 52 indicações e 11 moções. Já Wilson Almeida apresentou 76 matérias, sendo cinco projetos de lei ordinária, um projeto de lei complementar, quatro requerimentos, 62 indicações e quatro moções.
O relatório destaca que todos esses dados foram consolidados por meio do SAPL, sistema desenvolvido pelo Programa Interlegis, que permite o registro, a tramitação e a consulta pública das matérias legislativas. A ferramenta garante precisão nas informações, agiliza o trabalho interno e amplia a transparência das ações da Câmara de Vereadores de Nova Andradina.