Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Requerimento busca mapear políticas públicas direcionadas às mulheres negras

Requerimento busca mapear políticas públicas direcionadas às mulheres negras

por Marcos Santi publicado 08/03/2023 13h00, última modificação 08/03/2023 13h00

Políticas públicas e repasses do Governo Federal com foco na saúde física e mental das mulheres negras pautaram o Requerimento n°. 012/2023, de autoria do vereador Josenildo Ceará (PT). O documento foi apresentado na 4ª Sessão Plenária Ordinária Deliberativa e encaminhado à prefeitura, Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial (COMPIRC).

“O que justifica um requerimento acerca de quais políticas são implementadas para a saúde de mulheres negras no Município de Nova Andradina são várias pesquisas nacionais acerca do tema. Dados do IBGE e IPEA mostram que a maioria das mulheres que são atendidas pelo SUS são pretas e pardas, pesquisas demonstram também que existem doenças e vulnerabilidades que são características da população feminina preta”, destacou o parlamentar.

Pesquisa do IPEA-2008 demonstrou que “a população negra representava 67% do público total atendido pelo SUS, e a branca 47,2%. A maior parte dos atendimentos concentra-se em usuários(as) com faixa de renda entre um quarto e meio salário mínimo, distribuições que evidenciam que a população de mais baixa renda e a população negra são, de fato, SUS-dependentes”.

“Somente para ilustrar vamos destacar algumas das maiores demandas do SUS na população negra e feminina negra, a dengue, maioria mulheres pretas ou pardas; doença de Chagas, maior em população negra; HIV-AIDS e hepatites virais, maior incidência em população negra”, exemplificou o parlamentar.

“A importância de se ter na gestão pessoas sensíveis aos problemas reais que acometem a população significa avanços também reais na melhora da qualidade de vida das pessoas, pois as pesquisas científicas têm esse papel e relevância social, que é o de iluminar caminhos para nos levar ao bem-estar de todos”, emendou.