Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Secretários de governo são sabatinados na Câmara de Nova Andradina

Secretários de governo são sabatinados na Câmara de Nova Andradina

por Cleverson Gouveia publicado 03/05/2023 11h50, última modificação 03/05/2023 11h50
Atendendo a convocação dos vereadores, Júlio Cesar Castro Marques e Roberto Ginel, secretários de infraestrutura e de serviços públicos, respectivamente, responderam às perguntas dos vereadores
Secretários de governo são sabatinados na Câmara de Nova Andradina

Agência 7ª Arte

A Sessão Ordinária desta terça-feira, 02 de maio, foi marcada pela participação dos secretários municipais de Nova Andradina, Júlio Cesar Castro Marques (infraestrutura) e Roberto Ginel (serviços públicos), que vieram à Casa prestar esclarecimentos sobre temas recorrentes nas indicações e requerimentos dos vereadores com relação às obras e serviços realizados pela máquina pública.

Durante a sabatina, os vereadores tiveram a confirmação de que o município já iniciou a implantação do projeto para terceirização da coleta de lixo doméstico e que a Semusp não consegue atender a demanda de limpeza de áreas públicas.

“Está em fase adiantada do levantamento de custos, pois os veículos de coleta de lixo estão muito desgastados.  Atualmente, a maioria dos servidores (gari) é contratada por processo seletivo na função de ASB (auxiliar de serviços braçais). No término do contrato serão dispensados. No caso de motoristas serão aproveitados em outras áreas da secretaria, outra parte está em vias de aposentar”.

Ainda com relação a coleta, a instalação de banheiros químicos para uso dos trabalhadores da limpeza pública, um pedido de mais de 2 anos ao executivo, deve sair do papel. “Esta semana começa a rodar um ônibus cedido pela Secretaria de Educação para transportar os servidores. Agora, estamos levantando os custos para instalação de um banheiro químico neste veículo coletivo”.

Com relação aos buracos, Júlio Cesar respondeu que serão necessários mais de R$ 6 milhões para recuperar o asfalto na cidade e que existe um atraso entre o planejamento e a execução das obras, ocasionando um agravamento no problema de pavimentação urbana. O município aposta na implantação de uma usina asfáltica móvel de micro revestimento em parceria com a Codevale, para agilizar os serviços, além de frentes de trabalho já em andamento em várias regiões.

A má qualidade dos serviços prestados por empresas contratadas para efetuar a pavimentação asfáltica em Nova Casa Verde e outros bairros do município também foi levantada pelo legislativo, assim como a necessidade da elaboração de projeto de padronização do passeio público, acessibilidade para cadeirantes, reforma da Estação Rodoviária, recapeamento do Jardim Imperial e Jardim Ipanema, melhorias na prestação de serviços de limpeza do Distrito Industrial e pavimentação dessa área, conclusão das obras de ampliação do Hospital Regional.

Outros assuntos também foram abordados como a utilização de aplicativo como ferramenta para recuperação de pontos críticos (buracos e iluminação pública), obra do prolongamento da avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade e a construção de uma rotatória de acesso ao Parque de Exposições e instalação de redutores de velocidade, além da elaboração de vários projetos futuros para garantir a segurança de condutores e pedestres, limpeza de terrenos públicos, fiscalização e notificação de terrenos de terceiros.

Ao final, o presidente da Casa de Leis, Dr. Leandro, agradeceu a vinda dos secretários e reiterou que os questionamentos feitos pelos vereadores respondem às dúvidas da população. “Todos nós, vereadores, como representantes do povo, somos interpelados todos os dias sobre essas questões. Então, a presença dos secretários foi importante para tomarmos conhecimento das ações e do planejamento desses setores”, encerrou o líder do legislativo.