Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Segurança rural: Moção de Parabenização homenageia integrantes do 8º Batalhão da PM de Nova Andradina

por Cleverson Gouveia publicado 10/05/2023 11h45, última modificação 10/05/2023 12h14
Vereador Wilson Almeida concedeu a honraria pela implantação do Programa Patrulha Rural, cujo objetivo é proporcionar mais segurança junto à comunidade que vive no campo

Agência 7ª Arte

O vereador Wilson Almeida (PSDB) concedeu Moção de Parabenização aos integrantes do 8º Batalhão da Polícia Militar de Nova Andradina, pela implantação do Programa Patrulha Rural.

A honraria foi entregue nas mãos do 3º Sargento Weverley Cesar dea Silva, do Soldado Guilherme Vieira Aragão e do Comandante, Tenente Coronel José Roberto de Souza na sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta terça-feira (09/05).

O "Programa Campo Mais Seguro - Policiamento Rural" tem como finalidade desenvolver instrumentos e medidas junto à comunidade rural, com intuito de proporcionar mais segurança, reduzir indicadores de criminalidade e garantir melhoria da qualidade de vida na população das áreas rurais.

As atividades da Patrulha Rural iniciaram em 2 de maio de 2022 e, desde então,  monitorando as propriedades campestres para combater os crimes de roubo de gado, apreensão de cigarros contrabandeados, descaminhos, mercadorias importadas ilegalmente e de insumos agrícolas, entre outros.

A modalidade de policiamento visa atender toda a comunidade rural da circunscrição da unidade, que compreende seis municípios (Nova Andradina – cidade sede, Angélica, Batayporã, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul e Taquarussu e os distritos de Amandina e Nova Casa Verde. Atualmente, a equipe é composta pelo 3° Sargente Weverley Cesar da Silva e o Soldado Guilherme Vieira Aragão, sob o comando do Tenente Coronel José Roberto.

Na tribuna, o comandante ressaltou o uso das tecnologias na execução do programa e agradeceu a Câmara Municipal pela homenagem. “O sistema de georreferenciamento torna a ação policial mais rápida e efetiva, que aliado ao GPS, os policiais registram as coordenadas do local e, em seguida, cada propriedade recebe um cadastro no sistema da PMMS, facilitando o acesso e o monitoramento pela equipe da Patrulha Rural”, explicou J. Roberto.

Ao discursar, Wilson Almeida enalteceu as ações da Polícia Militar, destacando que esta equipe de campo já cadastrou 900 propriedades com georreferenciamento e realizou mais de 1300 visitas às propriedades. Os números levaram a conquista do primeiro lugar em visitas comunitárias no primeiro trimestre deste ano, sendo referência em atuação no estado.

“Iniciativas desta magnitude merece nosso reconhecimento, já que a implantação deste programa, ouviu a voz de quem vive e trabalha no meio rural, e com isso, reprimindo e reduzindo a criminalidade no meio rural”.