Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Tribuna Livre: Setembro Amarelo e a prevenção ao suicídio

Tribuna Livre: Setembro Amarelo e a prevenção ao suicídio

por Cleverson Gouveia publicado 27/09/2023 13h54, última modificação 27/09/2023 13h54
Terapeuta faz um apelo para que a sociedade esteja alerta aos indícios e rastros deixados diariamente, para evitar que mais pessoas cheguem a tirar sua própria vida
Tribuna Livre: Setembro Amarelo e a prevenção ao suicídio

Agência 7ª Arte

Setembro é o mês de Conscientização e Prevenção do Suicídio, #SetembroAmarelo, e a Procuradoria da Mulher convidou a terapeuta Celia Vieira Nunes de Lima para falar sobre o tema na 31ª sessão ordinária deliberativa, realizada nesta terça-feira (26).

Na tribuna livre, a terapeuta, que atua na rede de atendimento e prevenção à saúde mental, trouxe dados e índices de mortes por suicídio, fatores de risco, sinais de alerta, e como ajudar as pessoas que têm ideação suicida.

São mais de 16 mil suicídios por ano. O maior índice está entre pessoas de 16 a 29 anos. Os trabalhos de prevenção e cuidados às pessoas com risco de suicídio são feitos nas unidades do CAPS, Centro de Valorização da Vida ou pelo telefone 188.

Na abordagem da palestrante, pessoas com depressão, transtorno bipolar, usuários de drogas e substâncias químicas estariam mais suscetíveis a cometerem suicídio.  É de fundamental importância aprender sinais de alerta de suicídio e se informar sobre como obter ajuda imediata e tratamento profissional.

“Muitas vezes, as pessoas dão indícios, deixam rastros. Estejam sempre alertas, observem, tragam para perto de você e derrame amor, compaixão, alegria, mostre o valor da vida, o valor que cada um tem neste lugar. Abrace, ame e levante o astral, ajudo-o a enfrentar os problemas. Lute por ele. Você pode ser salvar uma vida”, ressaltou Célia, ao fazer um apelo à sociedade e as famílias, para evitar que mais pessoas tirem sua própria vida.