Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Valter sugere redutores de velocidade defronte a portões de escola

Valter sugere redutores de velocidade defronte a portões de escola

por JoaoClaudio — publicado 22/06/2016 12h43, última modificação 22/06/2016 12h43

O vereador Valter Yasunaka solicitou ao Departamento Municipal de Trânsito e a secretaria de serviço públicos a elaboração de estudos da viabilidade da implantação de dois TRAFFIC CALMING (redutores de velocidade), nas ruas Vearni Castro e São Vicente de Paulo, mais especificamente de fronte aos portões de entrada e saída de alunos, pais e professores. A indicação foi aprovada na reunião legislativa desta segunda (20).

Os traffic Calming, são uma espécie de quebra-molas ou redutor de velocidade com função de assegurar a passagem dos pedestres, desde que o motorista reduza a velocidade e permita a travessia e baseia-se no princípio fundamental de acomodar o tráfego de uma maneira aceitável para o meio ambiente.

A segurança no trânsito tem sido uma preocupação constante do município, pois diariamente há notícias de acidentes envolvendo motos, carros, bicicletas e pedestres. Na visão do parlamentar, a implantação deste dispositivo irá ajudar a controlar a velocidade dentro deste perímetro urbano e, em consequência, preservar a população de riscos de acidentes. “O direito de passagem do pedestre é assegurado pelo código de trânsito. O correto é o motorista parar para a pessoa atravessar, independente do fluxo de trânsito”, frisa Valter.

E o vereador ainda opina: “conhecendo o crescimento altamente significativo da frota de veículos de Nova Andradina, o estudo da implantação desse tipo de “piso diferenciado” é provocar uma redução de velocidade nos veículos para que o pedestre passe bem como assegurar que os alunos e a comunidade em geral transitem com segurança”, encerra.

(Matéria de responsabilidade do gabinete do vereador Valter Yasunaka)