Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereador Arion destaca operação da Polícia Civil que desmantelou facção criminosa de alcance nacional

por Cleverson Gouveia publicado 03/04/2024 11h25, última modificação 03/04/2024 12h01
Moção de parabenização reconhece o trabalho da instituição civil em virtude da Operação ARTUS, que resultou em mais de 30 mandados de prisões e de busca e apreensão em 8 municípios de MS e PR.

Agência 7ª Arte

Reconhecimento ao trabalho incansável da Polícia Civil de Nova Andradina em virtude da realização da operação "ARTUS".

Foi com este propósito que o vereador Arion Aislan oficializou a entrega de moção de parabenização à instituição, liderada pelo Delegado Regional, André Luiz Novelli Lopes, e seus membros, incluindo o Delegado da SIG de Nova Andradina Caio Leonardo Bicalho Martins, os Escrivães Leandro Louza de Oliveira e Hugo Vinicius dos Santos Yano, além dos Investigadores Flávio de Almeida, Emerson Amaral Albuquerque, Cassiano Rodrigues Teixeira, Rafael Duarte Martello, Rafael Nogueira, Leandro Moreira de Mello Guimarães e Guilherme Cortes Pinheiro.

A operação "ARTUS" foi deflagrada em 12 de dezembro de 2023, em uma ação contra o crime organizado e o tráfico de drogas. Sob a coordenação da Seção de Investigações Gerais (SIG) e do Núcleo Regional de Investigação (NRI) de Nova Andradina, a operação resultou na execução de 33 mandados de prisão e 30 mandados de busca e apreensão, distribuídos em 8 municípios do Estado e uma cidade do Paraná.

O impacto da operação foi expressivo, desmantelando um grupo vinculado a uma facção criminosa de alcance nacional, com atuação predominante na região do Vale do Ivinhema. Durante a execução dos mandados de prisão, um dos líderes do grupo veio a óbito em confronto com as forças policiais, evidenciando a periculosidade dos indivíduos envolvidos.

Ao justificar a honraria, o vereador Arion afirmou: “Em um momento em que desafios relacionados à segurança pública são constantes, gestos como este reforçam a importância do trabalho das forças policiais e sua dedicação em proteger a sociedade contra o crime organizado e outras ameaças à ordem pública. A Polícia Civil de Nova Andradina demonstrou, mais uma vez, seu comprometimento inabalável com a segurança e o bem-estar da comunidade que serve”, ressaltou.

Novelli externou seu agradecimento ao poder legislativo pela homenagem e agradeceu aos atores, que colaboraram para que a operação fosse bem sucedida.

“O trabalho da Polícia Civil é talhado em cima da missão policial, que é servir e proteger a população. Somos treinados para não receber gratidões, homenagens, não trabalhar com essas expectativas. Mas, a propositura deste vereador e desta Casa de Leis é muito bem recebida pela instituição”, ponderou o titular da PC de Nova Andradina.

O delegado enalteceu ainda a atuação de toda sua equipe, que ao longo de 6 meses, planejou e executou a operação ARTUS, com total êxito. “Foi um trabalho conjunto dos serviços de inteligência e de investigação, bastante sólido e considerado exemplo para todo estado de MS, com apoio da PM, que resultou no sucesso dessa operação. Tenho orgulho da nossa equipe”.

Planejamento e execução da Operação ARTUS

Um vídeo foi exibido durante a homenagem, onde foram apresentados detalhes/ flagrantes da operação.

O planejamento meticuloso da operação teve início com a prisão de um dos integrantes do grupo em maio de 2023. A partir desse ponto, os investigadores da SIG, com suporte do NRI, intensificaram os esforços para identificar e monitorar as atividades criminosas do grupo no Vale do Ivinhema. A estrutura organizacional do grupo, sua divisão de tarefas e sua permanente atividade delitiva, envolvendo armamento e até mesmo a utilização de adolescentes, foram meticulosamente documentadas.

A magnitude da operação "ARTUS" exigiu cooperação e sinergia entre diferentes delegacias regionais, incluindo Bataguassu, Dourados, Fátima do Sul, Naviraí, Três Lagoas, além da Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Bancos, Assaltos e Sequestros (GARRAS) e a Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira (DEFRON).

O desfecho da operação, marcado pela prisão do último suspeito em 31 de janeiro de 2024, selou o sucesso dessa empreitada contra o crime. A Moção de Parabenização à Polícia Civil de Nova Andradina reconhece não apenas a eficácia da operação "ARTUS", mas também as diversas ações realizadas ao longo de 2023 para fortalecer a segurança pública no município e região.