Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereador projeta atendimento médico às sextas-feiras e entrega de fraldas gratuitas na ESF Nova Casa Verde

por Cleverson Gouveia publicado 22/03/2023 09h41, última modificação 22/03/2023 09h41
Indicações propostas por João Dan aproximam a saúde pública dos cidadãos, além de diminuir os custos dos munícipes com transporte

Arquivo/PMNA

A demanda por serviços de saúde tem sido recorrente nas indicações da Câmara de vereadores. Nesta semana, o vereador João Dan (PSDB) informou que a ESF em Nova Casa Verde não realiza atendimento médico às sextas-feiras devido à falta de profissional para atendimento à população e não realiza entrega de fraldas gratuitas na unidade.

O primeiro problema já foi trazido pelo parlamentar anteriormente, por meio da indicação 254/2020. Na sessão desta terça-feira (21), João Dan reiterou o pedido à Secretaria Municipal de Saúde e ao prefeito Gilberto Garcia.

“A unidade de saúde é o único posto de atendimento aos moradores de Nova Casa Verde e região dos assentamentos. Muitos cidadãos procuram por consulta médica, mas voltam pra casa sem atendimento, tendo que aguardar até segunda-feira para tentar uma vaga na ESF. Quando não, precisam se deslocar a Nova Andradina até o Hospital Regional”, explica.

Em outra indicação, João Dan sugere que a entrega de fraldas descartáveis (geriátricas e infantis), leites especiais e complementos alimentares seja feita diretamente na ESF do distrito, levando em consideração que a unidade dispõe de um farmacêutico, capaz de realizar esse atendimento aos usuários.

Mais uma vez, a distância entre Nova Andradina e Nova Casa Verde é utilizada para justificar tal solicitação. “A implantação desses serviços aproximaria a saúde pública dos cidadãos, além de diminuir custos dos munícipes com transporte, que giram em torno de 50 reais, por dia”, destaca o vereador.

Implantação do Plantão Amarelo

A criação de uma rede de trabalho permanente que atue na prevenção do suicídio foi proposta pelo vereador Josenildo Ceará (PT) e pela vereadora Gabriela Delgado (PSB) na 6ª sessão ordinária do ano de 2023.

A novidade foi denominada pelos autores da indicação como Implantação do Plantão Amarelo, cuja periodicidade seria quinzenal (atendimento psicológico). “É uma forma de acendermos o alerta nos 365 dias do ano, integrando os trabalhos de assistência social, psicologia e psiquiatria salvar vidas”, diz a justificativa.

O plantão poderia contar com reuniões e atendimentos com profissionais capacitados. É uma maneira de estender o setembro amarelo para “o Ano Amarelo, promovendo a valorização da vida.