Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadora propõe “Censo Pet” em Nova Andradina

Vereadora propõe “Censo Pet” em Nova Andradina

por Cleverson Gouveia publicado 23/11/2023 11h14, última modificação 23/11/2023 11h14
Vereadora propõe “Censo Pet” em Nova Andradina

istok

Na Indicação 477/2023, a vereadora Cida do Zé Bugre (PL) apresentou proposta para que o Município promova o “Censo Pet”, buscando compreender a quantidade de animais e seu status de castração. O objetivo desse levantamento também é criar um plano abrangente de chipagem e castração em massa, visando controlar a população de animais nas ruas da cidade.

A justificativa para essa indicação é fundamentada nas demandas dos munícipes e na crescente preocupação com a população de animais abandonados, não castrados e desprovidos de identificação adequada. Cida do Zé Bugre enfatiza a necessidade de tais informações para o desenvolvimento de estratégias eficazes de controle e para garantir o bem-estar desses animais.

A vereadora destaca a elaboração do plano de chipagem e castração como medida preventiva e humanitária. “A chipagem proporciona uma identificação permanente, facilitando a localização, enquanto a castração desempenha um papel significativo no controle, reduzindo o número de animais abandonados vagando pelas ruas”, diz.

De acordo com a parlamentar, cidades que adotaram medidas semelhantes observaram uma redução significativa nos índices de animais abandonados, promovendo um ambiente urbano mais seguro e saudável para todos. “Além disso, a iniciativa pode ser integrada a programas de educação e conscientização, visando promover a responsabilidade dos tutores e o respeito aos direitos dos animais”, completa Cida.