Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadora quer Nova Andradina entre as cidades que irão receber teleatendimento pericial do INSS

por Cleverson Gouveia publicado 04/04/2024 09h09, última modificação 04/04/2024 09h09

Gov.br

Agência local do INSS não possui peritos médicos e é crescente a demanda por perícias para concessão de benefícios previdenciários

A vereadora Márcia Lobo quer que Nova Andradina esteja entre as cidades de Mato Grosso do Sul que irão receber o teleatendimento pericial -- ou seja, de maneira online -- para a concessão de benefícios previdenciários.

A indicação da parlamentar visa para reduzir a fila de espera por perícias médicas, já que a agência local do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) não possui peritos médicos e é crescente a demanda por este serviço. A solicitação foi enviada ao deputado federal, Beto Pereira e ao deputado estadual, Pedro Arlei Caravina.

Por meio de portaria, o Ministério da Previdência Social autorizou as perícias online para concessão de aposentadoria por incapacidade permanente, auxílio-doença, BPC, perícias de reavaliação e de avaliação biopsicossocial da deficiência.

“É necessário estruturar nossa agência e que Nova Andradina esteja no rol das cidades que irão contar com a telemedicina no INSS. Solicitei o apoio dos nossos deputados da base de MS, para garantir que as providências sejam tomadas e nosso município saia na frente”, declarou Márcia.

A partir da implantação do teleatendimento pericial não será mais necessário o deslocamento para outros centros para esta finalidade. Isso representa menos gastos e maior comodidade para as pessoas com alguma dificuldade de mobilidade.