Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadora requer atualização do CBO de Agentes Comunitários de Saúde que concluíram formação técnica

Vereadora requer atualização do CBO de Agentes Comunitários de Saúde que concluíram formação técnica

por Cleverson Gouveia publicado 30/05/2025 11h05, última modificação 30/05/2025 11h05
Vereadora requer atualização do CBO de Agentes Comunitários de Saúde que concluíram formação técnica

Divulgação

Durante a 13ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Nova Andradina, realizada nesta terça-feira (27), a vereadora Gabriela Delgado (MDB) apresentou a Indicação nº 241/2025, na qual requer a atualização do Código Brasileiro de Ocupações (CBO) dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que concluíram o curso técnico oferecido pelo Programa "Mais Saúde com Agente".

A proposta visa alterar o enquadramento desses profissionais de CBO 5151-05 (Agente Comunitário de Saúde) para CBO 3222-55 (Técnico em Agente Comunitário de Saúde) no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES). A medida segue a orientação do Ministério da Saúde, formalizada por meio da Nota Técnica nº 13/2025 CGESCO/DESCO/SAPS/MS, e respaldada pela Portaria SAPS/MS nº 31, de 14 de maio de 2024.

De acordo com a vereadora Gabriela Delgado, a atualização é fundamental para que os ACS com formação técnica possam desempenhar plenamente as atribuições correspondentes à sua qualificação profissional. “Essa alteração amplia o escopo de atuação desses profissionais, conforme previsto na Lei nº 11.350/2006, atualizada pela Lei nº 13.595/2018”, destacou.

Além de adequar o exercício profissional, a mudança permitirá o reconhecimento formal desses agentes, possibilitando o repasse dos incentivos financeiros federais destinados à Atenção Primária à Saúde (APS). “A regularização do CBO fortalece a eficiência e a sustentabilidade da gestão local da saúde, além de valorizar os profissionais que buscaram aprimorar sua formação”, acrescentou Gabriela.

O documento legislativo foi encaminhado ao prefeito municipal, Dr. Leandro Fedossi, à secretária municipal de Saúde, Jozeli Chulli, e ao subsecretário do Departamento de Recursos Humanos, João Cláudio Pereira Sobrinho, para que as providências necessárias sejam adotadas.

Mídias Sociais