Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadoras propõem curso de formação de doulas para profissionais da rede municipal de saúde

por Cleverson Gouveia publicado 28/02/2024 12h30, última modificação 28/02/2024 12h30
Iniciativa reforça o compromisso das vereadoras Márcia Lobo e Cida do Zé Bugre em promover a saúde e o bem-estar das mulheres

Freepik

Em um esforço para promover a saúde da mulher e garantir uma experiência de parto mais humanizada, as vereadoras Cida do Zé Bugre (PL) e Márcia Lobo (MDB) introduziram a indicação nº 23/2024, propondo a implementação de um curso de formação de doulas para profissionais da rede municipal de saúde.

Esta iniciativa, baseada na proposta anterior, nº 245/2021, visa ampliar o conhecimento sobre a humanização do pré-parto, parto e pós-parto, além de preparar profissionais aptos a auxiliar as mulheres em todas as fases da gravidez.

“As doulas desempenham um papel fundamental no apoio às mulheres durante o processo de gestação e parto. Elas são treinadas para oferecer suporte físico e emocional, proporcionando conforto e tranquilidade às parturientes”, justificam as parlamentares.

Compreendendo a importância desse acompanhamento especializado, as vereadoras destacam a necessidade de garantir que todas as gestantes tenham acesso a esse suporte, independentemente do tipo de parto que irão vivenciar.

De acordo com as parlamentares, ao receberem o acompanhamento de uma doula, as mulheres se beneficiam de orientações e apoio emocional que contribuem para uma experiência de parto mais positiva e tranquila. Além disso, as doulas podem auxiliar em casos de cesariana, ajudando as mães a aceitar o procedimento cirúrgico, quando necessário, e oferecendo suporte durante a recuperação pós-parto.

O acompanhamento prestado pelas doulas não se limita ao ambiente hospitalar. Ele pode começar no domicílio da gestante, onde o parto pode ocorrer, e se estender para a maternidade, casa de parto, hospitais ou qualquer outro local onde a parturiente escolha dar à luz.

Com a implementação dessa iniciativa, as vereadoras reforçam seu compromisso em priorizar a saúde e o bem-estar das mulheres, garantindo que recebam o apoio necessário durante um dos momentos mais importantes de suas vidas.