Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores propõem implantação do “Botão do Pânico” para proteção de mulheres em situação de violência

Vereadores propõem implantação do “Botão do Pânico” para proteção de mulheres em situação de violência

por Cleverson Gouveia publicado 25/09/2025 11h20, última modificação 25/09/2025 12h52
Programa já foi implementado em algumas capitais brasileiras, onde apresentou resultados positivos na redução da reincidência de violência doméstica
Vereadores propõem implantação do “Botão do Pânico” para proteção de mulheres em situação de violência

Divulgação

Com o objetivo de reforçar as políticas públicas de enfrentamento à violência doméstica, as vereadoras Gabriela Delgado (MDB) e Márcia Lobo (Podemos), em conjunto com o vereador Wilson Almeida (União Brasil), apresentaram a indicação 450/2025, propondo ao município de Nova Andradina a implantação do programa “Botão do Pânico”.

A ferramenta pode ser disponibilizada por meio de aplicativo de celular ou dispositivo portátil com GPS. Em situações de risco, permite à vítima acionar de forma rápida e discreta as autoridades de segurança, enviando alerta imediato com a localização exata para a central de monitoramento e para as viaturas mais próximas.

O programa já foi implementado em cidades como Vitória (ES), Curitiba (PR) e São Paulo (SP), onde apresentou resultados positivos na redução da reincidência de violência doméstica, além de fortalecer a efetividade das medidas protetivas previstas em lei.

Segundo os parlamentares, além de garantir resposta rápida das forças de segurança, a medida proporciona às mulheres maior sensação de segurança e apoio, reforçando a rede de enfrentamento à violência de gênero.

“A presente proposição busca fortalecer as políticas públicas de proteção à mulher em Nova Andradina, alinhando-se às diretrizes nacionais e reafirmando o compromisso deste Legislativo com a defesa da vida, da dignidade e dos direitos humanos”, destacaram.

A indicação será encaminhada ao chefe do Poder Executivo e à Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, responsáveis por avaliar a viabilidade e a adoção das medidas necessárias.

Mídias Sociais