Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores propõem substituir símbolo de acessibilidade em Nova Andradina

Vereadores propõem substituir símbolo de acessibilidade em Nova Andradina

por Cleverson Gouveia publicado 18/06/2025 13h59, última modificação 18/06/2025 13h59
Medida visa atualizar a sinalização de acessibilidade existente em espaços públicos, tornando-a mais representativa e inclusiva.
Vereadores propõem substituir símbolo de acessibilidade em Nova Andradina

Divulgação

Nova Andradina uma cidade mais consciente e acessível para todos. Foi com esse propósito que o vereador professor Fábio Zanata (MDB), com coautoria da vereadora Márcia Lobo (Podemos), propôs ao município a substituição do tradicional Símbolo Internacional de Acesso — representado pela cadeira de rodas — pelo mais moderno e abrangente Símbolo Internacional de Acessibilidade, criado pela ONU em 2015.

A sugestão foi formalizada por meio da Indicação 287/2025 e encaminhada ao Departamento Municipal de Trânsito (Demtran) e à Secretaria Municipal de Trânsito. O novo símbolo apresenta uma figura humana estilizada, com braços abertos dentro de um círculo, expressando autonomia, movimento e diversidade. Para os autores da proposta, essa representação amplia o olhar da sociedade sobre o que é acessibilidade.

“A imagem da cadeira de rodas, apesar de histórica, limita a compreensão sobre as diversas formas de deficiência. A nova identidade visual é mais inclusiva por reconhecer que nem toda deficiência é física e que as pessoas com deficiência formam um grupo diverso”, afirmam os parlamentares.

Segundo eles, o modelo atual perpetua um estigma visual ao vincular acessibilidade exclusivamente à figura do cadeirante. Já o novo símbolo rompe com esse paradigma e convida à reflexão sobre uma sociedade que ainda é estruturada sob um modelo capacitista, no qual apenas algumas deficiências são visibilizadas.

A proposta busca incentivar o município a adotar uma comunicação visual que valorize a inclusão plena e respeite as múltiplas dimensões da deficiência, como as auditivas, visuais, intelectuais, psicossociais e múltiplas, além de promover mais conscientização sobre acessibilidade em ambientes públicos e privados.

Mídias Sociais