Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores reivindicam banheiros químicos móveis para garis

Vereadores reivindicam banheiros químicos móveis para garis

por Sebastiao — publicado 04/03/2021 12h32, última modificação 04/03/2021 12h32

Em indicação conjunta, os vereadores Josenildo Ceará (PT) e Dr. Leandro Fedossi (PSDB) reivindicaram que sejam viabilizados banheiros químicos móveis, conforme normas do Ministério do Trabalho, para os agentes de limpeza urbana que exercem atividades externas e itinerantes no Município de Nova Andradina.

“A presente proposição justifica-se na busca de melhores condições higiênicas para esses trabalhadores, uma vez que não possuem instalações sanitárias para suas necessidades fisiológicas durante o expediente”, argumentaram os autores da indicação já encaminhada à prefeitura.

“É sabido que as pessoas que exercem suas tarefas na rua sofrem constrangimento ao terem de pedir para utilizar os sanitários nos comércios ou até mesmo em residências familiares, fato que se agravou com a pandemia provocada pelo novo Coronavírus”, complementaram os parlamentares.

Para os vereadores, a indicação “busca colocar como prioridade a saúde dos agentes de limpeza urbana, possibilitando condições dignas para seu labor”. “Vale destacar que em alguns municípios, como Londrina - PR, empresas responsáveis pela limpeza urbana foram condenadas pelo TST por não fornecerem banheiros químicos móveis aos garis”, citaram.

“Assim, compactuamos da visão do Tribunal Superior do Trabalho que, ao julgar o exemplo citado acima, destacou: quanto mais pesada e sofrida é a atividade exercida, aí mesmo é que o princípio da proteção deve ser mais presente”, reiteraram Ceará e Dr. Leandro na justificava da indicação.

“Em Nova Andradina, o serviço de limpeza é realizado pelo próprio município, o que não diminui em nada a responsabilidade de proporcionar aos trabalhadores um ambiente que preserve a sua integridade física e mental”, completaram os vereadores em outro trecho do documento.