Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Mês de Agosto de 2013 / Zé Bugre pede urgência para liberação do TAC a assentados

Zé Bugre pede urgência para liberação do TAC a assentados

por Marcos Matos publicado 29/08/2013 19h58, última modificação 19/05/2015 20h01
O vereador Zé Bugre apresentou indicação durante a sessão de segunda-feira, dia 26 de agosto, solicitando aos senadores Delcídio do Amaral e Waldemir Moka, e ao deputado federal Reinaldo Azambuja, que possam intervir junto aos órgãos competentes em favor das Associações Agrovilia, Esperança e Amizade, do Assentamento Teijin em Nova Andradina.

De acordo com Zé Bugre, os assentamentos possuem 295 famílias que estão impedidas de receberem recursos do Pronaf, pois encontram-se bloqueadas devido ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). “Esta é uma reivindicação das famílias de agricultores, que necessitam que seja feito o desbloqueio para que possam conquistar os recursos do Pronaf”, esclareceu Zé Bugre.

O vereador expôs ainda que o bloqueio aos agricultores familiares foi feito pelo Ministério Público Federal, com a alegação de que os lotes não possuem reserva legal. Zé Bugre informou que os parceleiros afirmam que o Incra adquiriu as terras sem deixar área de reserva legal, e com isso, os produtores não podem ser prejudicados e ficar sem os recursos do Pronaf para o fomento de sua produção. “No Assentamento Teijin, alguns lotes tiveram a sua situação legalizada, pois o Incra adquiriu área de reserva legal no Assentamento Barreiro”, afirmou Zé Bugre, dizendo que pode ser uma alternativa para estes produtores.