Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Aprovado Projeto de Lei que cria o dia do Artesão e a Semana Municipal do Artesanato

por Glaucia Copede Piovesan publicado 09/10/2023 11h12, última modificação 09/10/2023 11h12
A iniciativa de autoria da vereadora Cida do Zé Bugre (PL) segue para ser sancionada pelo prefeito Gilberto Garcia.

Diversos profissionais da área estiveram presentes no Plenário

É de iniciativa da vereadora Cida do Zé Bugre (PL) o Projeto de Lei (PL) 49/2023, que institui e inclui, no Calendário Oficial do Município, a "Semana Municipal do Artesanato" e declara a data de 19 de março como “Dia do Artesão Nova-andradinense”.

A propositura foi aprovada por unanimidade, na 32ª sessão ordinária desta terça-feira (3), oportunidade em que diversos profissionais da área estiveram presentes no Plenário, acompanhando as deliberações. Lei segue para ser sancionada pelo prefeito Gilberto Garcia (PL).

De acordo com a nova legislação, a "Semana Municipal do Artesanato" passará a ser realizada anualmente, no período de 19 a 26 de março. Já no dia 19 de março será comemorado o "Dia do Artesão Nova-andradinense", em homenagem a São José, o padroeiro desta categoria profissional.

Segundo a autora, os artistas estão precisando muito do apoio para empreender, desenvolver, buscando a valorização e a manutenção do artesanato local, além de visar o aperfeiçoamento e o desenvolvimento de produtos com identidade local, bem como sua comercialização.

“Um artesanato com identidade serve como atrativo e fomenta o turismo. No seu desenvolvimento, são criadas oportunidades de trabalho e renda, aproveitamento de vocações locais e preservação da cultura. É de suma importância o resgate do artesanato local. Seu fomento e divulgação devem ser priorizados pelo poder público”, completou Cida do Zé Bugre.

Ambas as datas passarão a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município.