Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara aprova inclusão de Corpus Christi no calendário de feriados do município

Câmara aprova inclusão de Corpus Christi no calendário de feriados do município

por Cleverson Gouveia publicado 10/05/2023 09h27, última modificação 10/05/2023 09h27
Câmara aprova inclusão de Corpus Christi no calendário de feriados do município

Agência 7ª Arte

Por 10 votos favoráveis e 2 contrários, foi aprovado na 13ª Sessão Plenária Ordinária Deliberativa desta terça-feira (09), o Projeto de Lei Ordinária 04/2023, de autoria de Fábio Zanata (MDB) e Ceará do PT. Lideranças da igreja católica e fiéis de todas as comunidades lotaram o Plenário Sidney Sanches e, em pé, sob aplausos e entoando hinos religiosos, comemoraram bastante.

Com a aprovação, a Câmara de Vereadores de Nova Andradina aprovou a inclusão de Corpus Christi no calendário de feriados do Município.

Apesar da vitória expressiva e de todo entusiasmo da comunidade eclesiástica, antes de ser apreciado pelos vereadores, o projeto de lei gerou muitas polêmicas, debates nas redes sociais e reuniões com os setores da sociedade.

Os vereadores estiveram reunidos tanto com a Acina e Sinconova, entidades representantes dos comerciantes e industriários, contrárias a criação de um novo feriado, como também dialogaram com padres, diáconos, catequistas e católicos fervorosos, que defenderam a proposta.

“O projeto foi aprovado pela maioria, 10 votos favoráveis a 2 contra. Como presidente, só voto em caso de empate. Na Casa do Povo, a democracia sempre vence. A partir de agora, teremos mais um feriado municipal”, declarou o presidente Dr. Leandro.

A lei segue para ser sancionada pelo prefeito Gilberto Garcia (PL), tornando o ponto facultativo em feriado municipal obrigatório.

O Corpus Christi é celebrado 60 dias após a Páscoa, podendo cair, assim, entre 21 de maio e 24 de junho, sempre em uma quinta-feira. A data remonta ao ato registrado na Bíblia, realizado por Jesus, na Quinta-Feira Santa, véspera da sua morte, quando ceou com os seus discípulos.

Outros projetos aprovados nesta sessão ordinária

Além do novo feriado, na ocasião, foram aprovados outros dois projetos de lei ordinária, o PL n°. 23/2023 e n°. 24/2023, ambos de autoria da vereadora Cida do Zé Bugre (PL).

O primeiro dispõe sobre a denominação da “Rua Projetada D”, no Residencial Umbaracá, Bairro Monte Carlo, que passa a se chamar Rua José Bispo Gonçalves de Souza. Já o segundo projeto versa sobre a denominação da “Rua Projetada C”, na mesma região, que passará a se chamar Rua Edelzuita Gonçalves Ribeiro, Dona Zu.