Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara busca alternativas para amenizar os efeitos do calor nos espaços públicos

por Glaucia Copede Piovesan publicado 06/10/2023 10h05, última modificação 06/10/2023 10h40
Vereadora sugere horário especial aos servidores que atuam em áreas externas como os coletores de lixo, trabalho na limpeza de praças, entre outros.

Assim como em várias regiões do país, Nova Andradina enfrenta uma forte onda de calor, com temperaturas acima dos 40º. Essas mudanças climáticas afetam a saúde e reduzem a capacidade de trabalho, em especial, dos trabalhadores que estão expostos ao sol escaldante em horários de pico, das 10 às 16 horas.

Procurando amenizar os efeitos do calor no ambiente de trabalho e nas repartições públicas, os vereadores apresentaram algumas alternativas.

A vereadora Márcia Lobo (MDB) apresentou duas sugestões. A indicação 410/2023, recomenda a adoção de um horário especial aos funcionários que atuam em áreas externas como os coletores de lixo, trabalho na limpeza de praças, entre outros. “Tendo em visto o verão que se aproxima, pensando na saúde e na produtividade desses trabalhadores, levantamos a hipótese de mudança nos horários e/ou aumento dos intervalos”, explicou.

Em outra indicação, 409/2023, o olhar da vereadora é para o Centro Comercial de Nova Andradina (Camelódromo Municipal), que necessita de ventilação. Para solucionar este problema, Márcia Lobo propõe a instalação de climatizadores e cortina de ar.  “Esse investimento irá proporcionar melhorias no ambiente interno, propiciando mais conforto e qualidade a todos os funcionários e clientes”, justifica.

Outro espaço público que demanda investimentos para melhorar a temperatura ambiente é a Clínica da Mulher. Assim, as três mulheres do legislativo, vereadoras Márcia Lobo, Gabriela Delgado e Cida do Zé Bugre - apresentaram a indicação 413/2023, solicitando a instalação de ar condicionado e/ou climatizadores e cortina de ar na sala de espera e corredores deste espaço dedicado ao atendimento de consultas e exames de ginecologia e ultrassonografia, com grande fluxo de pacientes.