Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara de Vereadores parabeniza alunos do IFMS por projeto inclusivo

Câmara de Vereadores parabeniza alunos do IFMS por projeto inclusivo

por Marcos Santi publicado 17/11/2023 15h17, última modificação 17/11/2023 15h17

A Câmara de Vereadores de Nova Andradina concedeu a Moção de Parabenização 63/2023 em reconhecimento ao trabalho realizado por alunos e orientadores do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). A honraria foi concedida em virtude do projeto "Aperfeiçoamento e Análise Pedagógica de Materiais Didáticos Concretos 3-D Inclusivos para Pessoas com Deficiência Visual Visando a Aprendizagem de Modelagem de Sistemas de Informação".

A iniciativa é liderada pelos alunos Arthur Silva Dantas, Rafael Venâncio Cruz, Renato Borges Lazarini e Victor Hugo Dantas de Macedo, sob a orientação do professor Claudio Zarate Sanavria, e tem sido desenvolvida no IFMS Campus Nova Andradina. Este projeto, originado em 2021, destaca-se por seu compromisso em promover a inclusão de pessoas com deficiência visual no ambiente educacional.

O projeto reconhece os desafios enfrentados no ensino de modelagem de sistemas de informação, especialmente para aqueles que possuem deficiência visual e enfrentam dificuldades para acessar conceitos abstratos através do tato e da audição.

O projeto se concentra na criação de materiais didáticos em 3D, visando não apenas permitir o acesso ao conteúdo, mas também garantir uma educação de qualidade para esse público.

Durante a concepção do material, os alunos realizaram duas viagens técnicas: a primeira no IFMS Campus Dourados, onde receberam orientações para aprimorar o projeto, e a segunda no IFMS Campus Aquidauana, onde puderam aplicar o material em colaboração com Elivelton Moreira, um parceiro com deficiência visual, alcançando resultados bem-sucedidos.

O reconhecimento do trabalho não se limitou à Moção de Parabenização da Câmara de Vereadores. O projeto conquistou o 2º e 3º lugares na Feira de Ciência e Tecnologia de 2023 em Nova Andradina, além do 1º lugar na Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul em Campo Grande, ressaltando sua relevância e impacto tanto local quanto regional.

“A homenagem da Câmara de Vereadores reforça o compromisso da comunidade legislativa local em reconhecer e valorizar iniciativas que promovam a inclusão e a igualdade de oportunidades na educação, destacando o empenho e a dedicação dos estudantes e orientadores do IFMS Campus Nova Andradina na construção de um ambiente educacional mais acessível e inclusivo para todos”, destacaram os proponentes da moção, vereadores Dr. Leandro Fedossi (PSDB), Arion Aislan (PL), Deildo Piscineiro (PSDB) e parlamentares subscritos.