Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Com articulação da Câmara, Nova Casa Verde recebe Programa de Saúde do Homem e da Mulher Rural

por Glaucia Copede Piovesan publicado 04/02/2023 12h49, última modificação 04/02/2023 12h49
Alta demanda por consultas e exames preventivos justificou pedido dos vereadores ao Senar/MS e ao governo municipal

Com articulação da Câmara de Vereadores de Nova Andradina, por meio da indicação n° 184/2022, foi realizada nesta manhã de sábado (04) a abertura da 3° edição do Programa de Saúde do Homem e da Mulher em Nova Casa Verde.

O representante da comunidade do distrito e autor da indicação, vereador João Dan, ressaltou a importância desta ação preventiva para os moradores que vivem tanto na área urbana quanto na rural. A solicitação, subscrita por todos os demais vereadores, foi feita ao prefeito Gilberto Garcia, ao então secretário de saúde, Luiz Eduardo, e ao Senar/MS, instituições parceiras nesta iniciativa.

Falando em nome do poder legislativo, João Dan agradeceu as instituições, servidores e profissionais envolvidos. "O vereador é o elo da população com a Prefeitura e os setores da administração municipal, conhece a realidade local. A demanda por consultas médicas e exames é grande, então, ações como esta têm um alcance gigantesco e podem até salvar vidas".

Em 2017, este programa atendeu 300 munícipes com consultas e exames gratuitos, nas áreas de urologia, ginecologia, dermatologia e oftalmologia. Na ocasião, foram detectados 8 casos de possível câncer na próstata. Dois anos depois, foram realizados 652 atendimentos/procedimentos. É a prevenção chegando na população que vive em áreas mais distantes, nos assentamentos rurais e que têm dificuldades de deslocamento até as unidades de saúde durante a semana, no horário normal de atendimento.

Além do vereador João Dan, também estiveram presentes o prefeito Gilberto Garcia acompanhado da primeira dama Joana Darc, vice-prefeito Milton Sena, secretários Hernandes Ortiz (saúde) e Delma Prado Cavalcante (assistência social), Pauline Cury, representante do Senar/MS e Hemerson dos Santos (Sindicato Rural de Nova Andradina.

Os serviços de saúde do homem e da mulher rural estão sendo prestados na ESF Nova Casa Verde, com previsão de encerramento às 14 horas.