Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Fevereiro de 2015 / Nenão recomenda abertura dos portões das ESFs e agendamento diferenciado

Nenão recomenda abertura dos portões das ESFs e agendamento diferenciado

por Marcos Matos publicado 12/02/2015 00h02, última modificação 19/05/2015 20h11
Acompanhando de perto o sofrimento dos pacientes para adentrar nas Estratégia Saúde da Família (ESFs) e aguardar atendimento, o vereador Newton Luiz de Oliveira, o Nenão, apresentou indicação dirigida ao prefeito Roberto Hashioka e ao Secretário de Saúde, Silvio Senhorini, nesta segunda-feira, dia 9, sugerindo que os portões permaneçam abertos e que seja instituído um agendamento diferenciado nessas unidades.

O parlamentar argumentou que atualmente o critério utilizado para atendimento é a ordem de chegada. Além disso, todas as consultas ou procedimentos são agendados para às 7 horas da manhã e se o paciente não estiver no local neste horário perde a sua vaga. Com medo, muitas pessoas chegam na unidade ainda de madrugada, a partir das 4h da manhã. Em dias de chuva a situação se agrava, pois os pacientes não têm onde se abrigar, fincando sem proteção e sem segurança, já que são obrigados a ficar na rua até a abertura dos portões.

Assim, visando dar maior comodidade e dignidade às pessoas, o vereador apresentou como sugestão à Secretaria de Saúde que o agendamento seja feito em horários diferentes e que portão fique aberto para permitir o acesso dos pacientes.

“Com essa medida há maior comodidade e dignidade no atendimento. Evitamos que esse público esteja sujeito à chuva, à ações de bandidos ou fique aguardando agendamento sem necessidade. É preciso apenas organização da equipe e interação com o médico para montar uma agenda de trabalho”, defende Nenão.

Fonte:  Aline Leão / Assessoria