II Seminário Mulher Empoderada no Trânsito destaca papel feminino na segurança viária
Nova Andradina foi palco do II Seminário Mulher Empoderada no Trânsito, um evento promovido pela Câmara de Vereadores em parceria com a Procuradoria da Mulher, Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Departamento Municipal de Trânsito e a Associação Comercial e Empresarial de Nova Andradina (ACINA). O objetivo do seminário foi destacar o papel das mulheres na segurança viária e promover a conscientização sobre a importância da igualdade de gênero nesse contexto.
O evento contou com a participação de autoridades e representantes da sociedade civil, incluindo as procuradoras e vereadoras Marcia Lobo, Cida do Zé Bugre e Gabriela Delgado, além do presidente da Câmara, vereador Dr. Leandro Fedossi, e os vereadores Pedro Soares e Ceará do PT. Também marcaram presença a presidente do Conselho Estadual de Trânsito, Regina Maria Duarte, a diretora de Trânsito do Detran, Andrea Moringo, o secretário da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SEMUSP), Roberto Ginell, e o diretor do Departamento Municipal de Trânsito (DEMTRAN), José Augusto Sobrinho.
O seminário foi iniciado com um momento de oração e apresentação musical pela cantora e missionária Simoni Vitorino Quevedo Miranda, acompanhada pelo músico Claudinei, além de duas mensagens sobre a mulher no trânsito, que foram apresentadas pela Coordenadora de Políticas Públicas para Mulher e o CRAM, Arlethe Paola Barbosa de Matos e pela bacharela em Direito e especialista em Direito Penal e Direito Processual Penal, representando o DEMTRAN, Daniela Oliveira Lima. Em seguida, Andrea Moringo ministrou a palestra "Crônicas da Mobilidade", abordando temas relevantes sobre a segurança no trânsito e o papel das mulheres nesse contexto.
Além disso, o evento marcou o encerramento das atividades alusivas ao Mês da Mulher, com a entrega de homenagens às procuradoras da Câmara e a outras mulheres que se destacaram em suas áreas de atuação. Entre as homenageadas estavam a aspirante à oficial da PMMS Barbara Hidalgo de Moraes, a psicóloga Sonya Junko Yanamine e a cabo PM Vanessa Almeida Aquino.
O evento também contou com a presença de representantes de outros municípios, líderes comunitários, militares e religiosos.