Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Nenão, Robertinho Pereira e Renato Câmara buscam apoio para atleta que disputará Pan-Americano nos EUA

por JoaoClaudio — publicado 02/06/2016 12h05, última modificação 02/06/2016 12h05
Jeferson é um dos três sul-mato-grossenses convocados pela Confederação Brasileira de Kungfu Wushu para o Pan-Americano da categoria.

Os vereadores Newton Luiz Oliveira (Nenão) e Robertinho Pereira e o deputado estadual Renato Câmara (PMDB) estiveram reunidos nesta quarta (01) com o diretor-presidente da Fundação do Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Marcelo Ferreira Miranda para tentar viabilizar a participação do atleta nova andradinense, Jeferson Bastos, no Pan-Americano de Kungfu Wushu, que será disputado de 9 a 14 de agosto em Lubbock, nos Estados Unidos.

Segundo Nenão, o lutador não tem recursos para o custeio do transporte aéreo e terrestre, hospedagem, alimentação e uniformes, o que pode inviabilizar a sua participação no 11th Pan American Wushu Championships 2016. “Não há mais tempo para que um convênio seja feito com a Fundesporte, porém, o pedido feito ao representante do Fundesporte é para que a entidade possa ajudá-lo pelo menos com o custeio do transporte aéreo, que equivale a maior parte dos custos do nova andradinense. A entidade vai analisar o pedido”, declarou.

O Fundesporte é responsável por apoiar atletas, clubes e federações e de executar projetos públicos na área esportiva. O valor estimado para assegurar a ida de Jefferson ao Pan-Americano de Kungfu Wushu é de R$ 6 mil.

Ainda de acordo com o parlamentar, apesar da cidade ter inúmeros talentos no esporte que levam o nome da cidade para competições de âmbitos nacional e internacional, muitos ainda esbarram na falta de patrocínio e de apoio governamental.

“Fizemos uma audiência sobre esporte e um dos pontos levantados foi exatamente a necessidade de financiar esses esportistas que representam o município em modalidades individuais e coletivas. A Funael se comprometeu a analisar essa demanda e atender um maior número de atletas da cidade”, relatou o vereador Nenão.

Mais sobre o atleta - Jefferson Bastos Candia é atleta da Escola Valadares de Kungfu Wush. Começou a praticar essa modalidade em 2011 e, desde então, já soma as conquistas do Desafio Brasil vs Paraguai, o bicampeonato da Copa Santa Helena (PR), tricampeonato da Copa Valadares (MS) e o tricampeonato da Copa Toledo (PR).

O atleta carrega ainda os títulos de campeão do Desafio Brasil vs Argentina, bicampeão do Estadual Sul-Mato-Grossense, campeão Estadual Paranaense e de campeão do Campeonato Brasileiro de 2015, além da terceira colocação no Campeonato Brasileiro de 2014.

(Matéria de responsabilidade do gabinete do vereador Nenão)