Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores apresenta balanço de atividades

Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores apresenta balanço de atividades

por Marcos Santi publicado 22/12/2022 12h26, última modificação 22/12/2022 12h26

A Procuradoria da Mulher, órgão criado na Câmara de Vereadores de Nova Andradina há quase dois anos, realizou balanço das atividades em prol dos direitos femininos em 2021 e 2022.

O ano passado, que deu início a 15ª legislatura da Câmara, foi o primeiro da atual formação da Procuradoria da Mulher, composta pelas vereadoras Gabriela Delgado (PSB), Cida do Zé Bugre (PL) e Márcia Lobo (MDB).

Para a procuradora da Mulher, Gabriela Delgado, a criação do órgão deu mais visibilidade às pautas de políticas públicas para mulheres na Câmara.

O balanço das atividades ratificou o papel da Procuradoria como intermediadora de debates de políticas públicas voltadas à mulher e o elo do Poder Legislativo com a sociedade. O colegiado esteve à frente de diversos eventos realizados pela Câmara, como reunião pública, palestras, lives e debate sobre feminismo, contemplando centenas de mulheres em Nova Andradina e no distrito Nova Casa Verde”, resumiu a parlamentar.

No período, a Procuradoria também promoveu reflexões na Semana da Mulher, em março; enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes, em maio; Maria da Penha, em agosto; prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama; em outubro através da Campanha Outubro Rosa; e exerceu a coordenação do grupo de trabalho da Rede de Atendimento e Proteção à Mulher, que congrega órgãos, entidades e coletivos com o intuito de pensar formas possíveis de enfrentamento à violência de gênero.

No mesmo contexto, a Procuradoria da Mulher ainda reforçou a importância da campanha “16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”. Durante este período, a procuradoria ainda promoveu dia de beleza com direito a SPA facial, SPA das mãos, dicas de empreendedorismo para renda extra, indicação de programas de proteção e qualificação às mulheres.

“Também realizamos a campanha Absorventes para Todas, bem como projetos de lei, de autoria das vereadoras da Procuradoria, a exemplo da que veda a nomeação de pessoas que foram condenadas nas condições previstas na Lei Federal n° 11.340, de 07 de agosto de 2006, a Lei Maria da Penha, bem como a sanção do Executivo de Nova Andradina do projeto de Lei Ordinária que institui a Política Municipal de Diagnóstico e Tratamento da Depressão em Gestante e no Pós-Parto”, complementou Gabriela.

Como desafios, a vereadora que conclui seu mandado como procuradora em dezembro deste ano, sugeriu que a bancada feminina continue unida na busca por mais espaço das mulheres no campo da política e, principalmente, no que se refere ao enfrentamento à violência contra a mulher.

“Foi um trabalho conjunto que garantiu ao município um marco a nível estadual. Antes de nós poucos municípios no estado tinham criado a Procuradoria da Mulher com diretrizes para este tipo de trabalho, e graças ao nosso trabalho, através da participação e empenho de todos os vereadores e vereadoras, iniciamos uma importante missão, e com muitos avanços para nossa Procuradoria”, concluiu Gabriela.