Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Projeto de Lei cria Dia Municipal de Proteção do Cerrado em Nova Andradina

Projeto de Lei cria Dia Municipal de Proteção do Cerrado em Nova Andradina

por Marcos Santi publicado 17/11/2023 15h17, última modificação 17/11/2023 15h17

O vereador Fábio Zanata, do MDB, propôs o Projeto de Lei Ordinária 58/2023, que busca estabelecer o Dia Municipal de Proteção do Cerrado no município de Nova Andradina. A data proposta para a celebração é o dia 11 de setembro de cada ano.

O projeto já aprovado pela Câmara Municipal visa estabelecer objetivos para a preservação desse bioma, entre eles promover a conservação e o replantio do patrimônio genético do cerrado, incentivar o extrativismo sustentável dos recursos naturais, criar programas de apoio às comunidades tradicionais e agricultores familiares que dependem desse ecossistema, garantir recursos para a cadeia produtiva da biodiversidade do cerrado e conscientizar a população sobre a importância da proteção e conservação desse bioma.

Além disso, o projeto permite que o Poder Executivo promova a divulgação do Dia Municipal de Preservação do Cerrado através de palestras, seminários, visitas a áreas de preservação e outros eventos voltados para ressaltar a relevância do Bioma Cerrado para a proteção das nascentes, meio ambiente, fauna e flora.

A iniciativa proposta pelo vereador busca enfatizar a importância do cerrado, um dos ecossistemas mais ricos do mundo, abrigando uma biodiversidade singular de plantas e animais. A data proposta, que segue para ser sancionada pelo Executivo, servirá como um marco para a conscientização da população sobre a necessidade de preservar esse ambiente singular, destacando sua relevância não apenas ambiental, mas também cultural e econômica para a região onde está inserido.

A proposta do Dia Municipal de Proteção do Cerrado visa promover uma semana de conscientização sobre a importância desse bioma e fomentar a conservação de sua biodiversidade, oferecendo oportunidades para a aprendizagem sobre esse ecossistema e engajando a comunidade em ações voltadas para sua preservação.