Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores apresentam 34 indicações e cinco requerimentos em sessão

Vereadores apresentam 34 indicações e cinco requerimentos em sessão

por Marcos Santi publicado 07/06/2021 10h58, última modificação 07/06/2021 10h58

Na primeira sessão após o feriado da Padroeira de Nova Andradina, a Câmara de Vereadores apresentou e aprovou 34 indicações e outros cinco requerimentos. O encontro foi realizado na manhã da última quarta-feira (02), véspera de Corpus Christi, em virtude do toque de recolher.

Entre as indicações está a n°. 235, de autoria dos vereadores Dr. Sandro Hoici e Deildo Piscineiro, para viabilizar a instalação de guard rail na Ponte Rinaldo Francisco de Freitas, sobre o Córrego Umbaracá.

Por meio da indicação n°. 247, Dr. Sandro também cobrou providências sobre o aparecimento constante de animais peçonhentos (cobras, escorpiões e outros) nos bairros Randolfo Jareta e Jardim Walter Fernandes e, na indicação n°. 248, reparo da cratera na Rua Francisco Pereira da Silva, no Bairro Jardim Walter Fernandes.

Por sua vez, Deildo solicitou, na indicação n°. 258, estudos para implantação de faixa de pedestre próximo ao Hospital CASSEMS, nas ruas Elizabeth Robiano, esquina com Rua Walter Hubacher, e na Joaquim Sampaio Neto, esquina com Rua Walter Hubacher.

Além disso, na indicação 259, o vereador reivindicou melhorias de pavimentação asfáltica, por meio de “tapa buracos”, em ruas e avenidas do Bairro Portal do Parque, e demandou, por meio do requerimento 71, o envio de informações sobre a “construção das calçadas”, na Rua Ineri Périgo, no trecho compreendido entre a Rua Waldemar do Carmo Martins e a Rua Miguel Fabrício Duarte.

Já em conjunto com o vereador Wilson Almeida, Deildo requereu estudos para reforçar o “cercamento” em toda a extensão do Ecoponto, aterro para destinação de resíduos da construção civil, situado no prolongamento da Rua Pastor Júlio de Alencar.

Também em conjunto, os vereadores Fábio Zanata e Cida do Zé Bugre indicaram (indicação nº. 249) estudos com a finalidade de incluir novo artigo no Decreto Municipal nº. 1.455/2014, que trata da licença prêmio por assiduidade não gozada, para que possa ser convertida em pecúnia ao servidor que necessitar dos recursos para aquisição, construção ou reforma de bem imóvel destinado à habitação e/ou para compensar débitos tributários (IPTU, ISSQN, ITBI, CONTRIBUIÇÃO DE MELHORIA).

Fábio Zanata propôs ainda, na indicação n°. 250, a realização de serviços de reforma, adequação e aquisição de mobília para o refeitório da Escola Municipal Professor João de Lima Paes e, na indicação n°. 255, o rebaixamento do canteiro central na Avenida Eurico Soares de Andrade, no trecho compreendido entre as ruas Francisco de Assis Reinaldth e Ineri Périgo.

Ainda em conjunto, foram apresentadas as indicações 251, 252 e 253, pelos vereadores João Dan e Dr. Leandro Fedossi. Nelas os parlamentares sugeriram à Prefeitura de Nova Andradina para que disponibilize à ESF Nova Casa Verde um psicólogo, uma sala de fisioterapia e um espaço para descanso dos motoristas de ambulância.

Dr. Leandro também solicitou, por meio das indicações n°. 256 e 270, a implantação de estacionamento transversal no canteiro central da Avenida Eurico Soares de Andrade, no trecho compreendido entre as ruas Delfino de Matos e José Bernardes Silveira, e a criação do Programa “Primeira Habilitação para o Transporte - CNH Social” e “Habilitação Profissional para o Transporte – Inserção de Novos Motoristas”.

Entre as indicações está ainda a n°. 254, de autoria do vereador Josenildo Ceará, que requereu ao deputado federal Vander Loubet emenda parlamentar para construção/implantação de quadra poliesportiva, com cobertura e vestiários, no Assentamento Teijin. É ainda de autoria do vereador o requerimento 74, em que solicita informações sobre o quadro de funcionários do Hospital Regional e sua capacidade para atendimento de pacientes com Covid-19. Em conjunto com o vereador Wilson Almeida, o parlamentar também apresentou, na indicação 277, pedido para que as empresas loteadoras do município comuniquem, por meio de vias oficiais, as cópias das devidas obrigações tributárias de cada mutuário.

Em outras três proposituras individuais (indicações 262, 268 e requerimento 70), Wilson demandou a instalação de ar condicionado no CRAS Durval Andrade Filho, a aquisição de EPI para os agentes de combate às Endemias e informações sobre o anúncio de implantação do curso de graduação de Sistemas de Informação para 2021, na unidade da UEMS em Nova Andradina, fato que não aconteceu.

Já o vereador Alemão da Semente, na indicação 257, cobrou a restauração da Estrada Municipal NA - 06 - que liga o trecho da Fazenda Pirangi, Ypê Branco, Dona Amélia, Nossa Senhora de Guadalupe (Antiga Faz. Vovó Josefa), Jatobá, Guarani e Santa Terezinha e também, sentido Fazenda São Miguel do Curral, Viscaya e outros.

Em outras duas indicações (261 e 269), Márcia Lobo reivindicou a Regularização Fundiária que integra as ações do programa Casa Verde e Amarela, além da inclusão dos profissionais do comércio e indústria no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19, assim como os pacientes do CAPS, na indicação 267, em conjunto com Cida do Zé Bugre e todos os outros vereadores subscritos.

As vereadoras também apresentaram o requerimento 73 para obter informações sobre o benefício “Aluguel Social”. Já na indicação individual 278, Cida sugeriu a que seja intensificada a fiscalização sobre veículos de carga e grande porte nas vias de trânsito e que seja feita a instalação de placas indicativas visíveis para a utilização do anel viário. Cida do Zé Bugre, Márcia Lobo, Arion Aislan e Sandro Hoici, na indicação 263, também solicitaram a reativação e ampliação o projeto “Cidade Digital”.

Além da propositura acima, Arion apresentou de forma individual outras quatro (264, 265, 266 e 279). Na primeira, com todos os vereadores subscritos, o parlamentar pediu a implantação de uma farmácia de manipulação/alopática/homeopática, como CAF – Central de Abastecimento Farmacêutico, mesmo que seja para medicamentos compostos (com mais de um princípio ativo), e que inclua medicamentos que também possam estar fora da lista de medicamentos da farmácia básica.

Na segunda e terceira proposição, Ariou solicitou providências para aquisição de uniformes e EPI para a equipe do SAMU e que seja viabilizado projeto de Usina Municipal de Energia Solar Fotovoltaica, para geração de energia e compensação nas contas dos órgãos públicos municipais e Hospital Regional de Nova Andradina. Por fim, com todos os outros vereadores subscritos, o vereador indicou a reabertura de local específico e exclusivo para atendimento de possíveis casos de Covid-19, por profissionais de saúde.

Fábio Zanata, João Dan, Deildo Piscineiro, Pedro Soares, Alemão da Semente, Gabriela Delgado e Arion Aislan também apresentaram duas indicações conjuntas (271 e 272), em que solicitaram a pintura de toda rede municipal de ensino com tinta repelente e a construção de um Centro de Educação Infantil em Nova Casa Verde.

Em indicação individual (n° 273), Gabi propôs ainda a possibilidade de equipar a Escola Estadual Irman Ribeiro com 24 aparelhos de ar condicionado de 18.000 BTU’s e 15 aparelhos de computadores.

Já em conjunto com Fábio Zanata e Arion Aislan, a vereadora demandou, na indicação 274, a realização de Campanha de Inserção do DIU às Mulheres no Centro de Referência a Saúde da Mulher em Nova Andradina e na ESF do Distrito de Nova Casa Verde.

Além disso, Gabriela apresentou a indicação 275, com as vereadoras Márcia Lobo e Cida do Zé Bugre, para que o município elabore lei visando adequar a situação das servidoras públicas municipais gestantes à Lei Federal nº. 14.151, de 12 de Maio de 2021, que “Dispõe sobre o Afastamento da Empregada Gestante das atividades de Trabalho presencial durante a Emergência de saúde pública importância nacional decorrente do novo coronavírus”, publicada no Diário Oficial da União em 13 de maio de 2021.

     

Mídias Sociais