Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Mês de Agosto de 2013 / ‘’Discussão é fundamental para efetivar política sobre resíduos sólidos’’, diz Nenão

por Marcos Matos publicado 08/08/2013 12h25, última modificação 19/05/2015 20h00
Afirmação do presidente da Câmara Municipal de Nova Andradina foi realizada durante audiência pública do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

A Câmara Municipal de Nova Andradina sediou audiência pública sobre o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS) na última quarta-feira (7). O evento integra as etapas de elaboração do plano municipal de gerenciamento de resíduos sólidos.

Na ocasião, o presidente da Casa de Leis, Newton Luiz de Oliveira (Nenão), salientou a participação popular e a parceria entre Legislativo e Executivo na construção de políticas públicas voltadas ao tema. ‘’Há tempos buscamos soluções para a destinação de nossos resíduos e enxergo agora uma oportunidade concreta de deslancharmos uma política que dê certo, uma política efetiva’’, analisou o vereador.

O parlamentar complementou que é necessário avançar no setor. Para Nenão, a preocupação com o meio ambiente ainda é recente e, a destinação dos resíduos precisa deveria ter sido priorizada há mais tempo. ‘’ Ainda estamos construindo uma cultura voltada ao meio ambiente. Este movimento é muito recente. Prova disso é o fato de que a própria Política Nacional de Resíduos Sólidos foi implementada em 2010,pelo decreto 7.704’’, exemplificou.

Em palestra, o engenheiro ambiental Diego Lanza, da empresa de assessoria em meio ambiente e saneamento, Sanear MS, apontou questões relacionadas à legislação federal para a formulação do plano e potenciais locais a serem explorados. A audiência também contou com a presença dos vereadores Valter do Anzai, Ricardo Lima, Vicente Lichoti, além dos secretários municipal Márcio Costa (Desenvolvimento Integrado) e Elizabeth Sumiko Anami (Infraestrutura e Serviços Públicos).

Segundo o prefeito Roberto Hashioka, atualmente a média de produção de resíduos sólidos por habitante de Nova Andradina é de aproximadamente 500 gramas. Segundo o gestor, os dados colocam o município entre os que possuem potencial para a implantação de programas variados.

Sobre o assunto, Nenão ressaltou que a construção civil e o consumo doméstico se destacam entre as possibilidades de investimento. Conforme o vereador, o contato da população com estas informações é decisivo para o êxito do plano de gestão. ‘’Essa discussão é fundamental para efetivar as políticas sobre resíduos sólidos’’, finalizou.

Fonte: Ana Carla Barbosa
Foto: Divulgação/ CMNA