Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Mês de Agosto de 2013 / Assentados conquistam recursos de custeio do Pronaf após gestão do vereador Zé Bugre

por Marcos Matos publicado 28/08/2013 18h41, última modificação 19/05/2015 20h01
O vereador Zé Bugre esteve na manhã desta quarta-feira, dia 28 de agosto, na agência do Banco do Brasil de Nova Andradina, acompanhando os assentados no Teijin/Fetagri contemplados com recursos de custeio do Pronaf. “É mais uma conquista para estes parceleiros, que agora dispõe destes recursos para serem aplicados em melhorias para sua produção”, afirmou Zé Bugre.

Estiveram presentes durante a liberação dos recursos o gerente geral do Banco do Brasil, Valter Junior, o gerente de relacionamento do banco, Paulo Yano, o médico veterinário da Crescer, Caio da Silveira Alvarenga, que foi o responsável pela elaboração do projeto técnico, além dos assentados beneficiados com o recurso de custeio do Pronaf.

Os recursos de custeio do Pronaf foram liberados para nove parceleiros residentes no Assentamento Teijin/Fetagri. Há três anos, os assentados conquistaram através de projeto técnico desenvolvido pela Crescer os recursos do Pronaf, e agora, após a correta aplicação destes recursos e laudo expedido pela Crescer, foram contemplados com a verba de custeio.

Cada contemplado recebe R$ 5 mil para serem aplicados no custeio de beneficiamento e industrialização da produção, inclusive aquisição de embalagens, rótulos, condimentos, conservantes, adoçantes e outros insumos, formação de estoques de insumos, formação de estoques de matéria-prima, formação de estoque de produto final e serviços de apoio à comercialização, adiantamentos por conta do preço de produtos entregues para venda, financiamento da armazenagem, conservação de produtos para venda futura em melhores condições de mercado e a aquisição de insumos pela cooperativa de produção de agricultores familiares para fornecimento aos cooperados.

O gerente do Banco do Brasil, Valter Junior, afirmou que o banco possui linhas de crédito disponíveis, e que é preciso que os agricultores familiares se organizem e desenvolvam os projetos para terem acesso a estes recursos.

O vereador Zé Bugre, que vem acompanhando de perto todo o processo para que os produtores pudessem ser contemplados com os recursos, participando de algumas reuniões em Campo Grande e auxiliando os assentados para que pudessem apresentar toda a documentação para ter acesso ao crédito, afirmou que está à disposição de todos os pequenos produtores para auxiliar no que for preciso. “Sei das necessidades, e estarei sempre pronto a ajudar, pois são os pequenos trabalhadores rurais que movimentam a nossa economia e fazem nossa cidade crescer e se desenvolver”, resumiu Zé Bugre.