Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Mês de Agosto de 2013 / Mês de Março de 2013 / “O Incra não tem mais domínio nenhum sobre esta área”, afirmou Celso Cestari em audiência pública na Casa Verde

por Marcos Matos publicado 11/03/2013 11h41, última modificação 19/05/2015 20h00
A Câmara Municipal de Nova Andradina realizou na noite de quinta-feira, dia 07 de março, audiência pública para tratar sobre o impasse da legalização dos lotes 78 e 79 do Núcleo Urbano de Nova Casa Verde, realizada no Salão Paroquial, proposta pelo vereador Edson Tolotti.

Com o salão cheio, e a presença de importantes autoridades, como o deputado federal Vander Loubet, delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário, João Grandão, superintendente do Incra, Celso Cestari, presidente da Câmara, vereador Newton Luiz de Oliveira, e os vereadores Quemuel, Vicente Lichoti, Ricardo Lima e Valter Yasunaka, vice-presidente da Associação de Moradores de Nova Casa Verde, Agnaldo Rodrigues, assessor governamental de Nova Casa Verde, João Dan, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Adilson Remelli, Polícia Militar, assentados, presidentes de associações, moradores de Nova Casa Verde, secretários municipais e imprensa, a discussão foi pautada para buscar soluções para que efetivamente Casa Verde torne-se distrito, e ainda propostas de desenvolvimento local e sustentabilidade.

O propositor da audiência e presidente da mesa, vereador Edson Tolotti, afirmou que desde 2000 existe lei criando o Distrito Nova Casa Verde, mas há um impasse para a escrituração dos lotes e efetivação do distrito. “Precisamos buscar soluções para que este sonho torne-se realidade, e para Nova Casa Verde possa se desenvolver e crescer”, afirmou Tolotti. O vereador disse ainda que as cobranças são construtivas, visando garantir um direito dos moradores. “Assumo compromisso com vocês de continuarmos a nossa luta”, declarou.

O deputado federal Vander Loubet anunciou uma emenda individual de R$ 700 mil para iniciar as obras de infraestrutura urbana, na área de pavimentação asfáltica para os moradores de Nova Casa Verde, e foi muito aplaudido pelos presentes. Vander pregou que a parceria, articulação e união dos poderes é necessária para o fortalecimento da agricultura familiar, e também o acesso aos projetos e programas disponíveis, para o desenvolvimento de Nova Casa Verde. “Acredito em Nova Casa Verde e acredito na agricultura familiar. Vamos juntos, buscar soluções para as demandas de Nova Casa Verde”, declarou.

O delegado do MDA, João Grandão, falou do seu compromisso e responsabilidade com a população de Nova Casa Verde, e que há mais de oito anos vem defendendo como ninguém a agricultura familiar e os assentados.

O prefeito Roberto Hashioka fez uma retrospectiva sobre as ações e investimentos já realizados em Nova Casa Verde, com verba da Prefeitura Municipal, e que há 60 dias, foi efetivado o registro dos lotes 78 e 79 para a administração do município, e a partir do georreferenciamento, será realizada a regularização lote a lote. Hashioka disse aos participantes da audiência pública que estará preparando projetos para executar serviços nas áreas de educação, saúde, infraestrutura e saneamento básico beneficiando Nova Casa Verde. “Aproveito para parabenizar o povo de Casa Verde, que tem muita coragem e construiu este belo distrito com o suor do seu trabalho”, afirmou.

O presidente da Câmara, vereador Nenão, afirmou que o compromisso do Poder Legislativo é de atender o povo de Nova Casa Verde, e por proposição de Tolotti, com entendimento de todos os vereadores, foi criado o gabinete distrital. “Para trazer mais próximo o legislativo da população. Vejo um caminho de novas e boas realizações, e podem contar com a Câmara para auxiliar na solução de seus problemas”, resumiu.

O superintendente do Incra, Celso Cestari, afirmou que a documentação comprova que Nova Casa Verde é propriedade do município de Nova Andradina, e que o título está matriculado em cartório, e com isto, a Prefeitura pode traçar o plano de desenvolvimento do distrito. “O Incra não tem mais domínio nenhum sobre esta área, cabe ao Poder Público solucionar este problema. No que toca ao Incra, esta questão está resolvida”, concluiu.

Os moradores ainda puderam fazer questionamentos e sanar suas dúvidas sobre a questão. Ao final da audiência pública, o vereador Tolotti e autoridades presentes ainda reuniram-se com os assentados.
Bete Lopes / Assessoria