Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Mês de Agosto de 2013 / Mês de Março de 2013 / Mulheres são homenageadas em sessão solene

Mulheres são homenageadas em sessão solene

por Marcos Matos publicado 12/03/2013 13h18, última modificação 19/05/2015 20h00
Juíza Jaqueline Machado informou que índices de violência doméstica caíram 30% em Nova Andradina

A Câmara de Nova Andradina realizou na noite de segunda-feira, dia 11 de março, a sessão solene em homenagem às mulheres e comemoração do Dia Internacional da Mulher.

Com o plenário lotado, e as presenças dos vereadores, da deputada estadual Dione Hashioka e da secretária de Políticas Públicas para a Mulher, Jozeli Chulli, representando o prefeito Roberto Hashioka, foram homenageadas 15 mulheres de Nova Andradina.

Por indicação do presidente vereador Newton Luiz de Oliveira, Cida Pires, coordenadora do Projeto Conviver, o vereador Quemuel de Alencar homenageou Amélia Ubalda de Almeida, vereador Valter Yasunaka entregou homenagem à juíza Jaqueline Machado, vereador Roberto Pereira homenageou a ex-primeira-dama Amélia Luiza Resende Andrade, o vereador Vicente Lichoti homenageou Marta Rocha Lufan, vereador Sandro Hoici homenageou Riyoko Takaoka, vereador Ricardo Lima homenageou Maria Imaculada Fernandes, vereador Mário Ferreira homenageou Filomena Soares Sayão, vereador José dos Santos Correia entregou homenagem à Maria José Soares de Lima, vereador José Ferraz Chagas Filho homenageou Maria de Fátima Dantas de Oliveira, o vereador Edson Tolotti homenageou Ana Tolotti Gomes, Aparecido Soares homenageou Maria Garcia Diniz, Adriano Palopoli homenageou Heleny Froio Lourenço, por indicação da deputada estadual Dione Hashioka, foi homenageada a ex-primeira-dama Joana D’Arc Bono Garcia, e a indicada pelo prefeito Roberto Hashioka foi a secretária Nair Lorencini Russo. As esposas dos vereadores também foram homenageadas com flores.

Pinturas em tela da artista plástica Marlene Marcussi estão em exposição no Espaço Cultural Helena Meirelles durante esta semana, em comemoração ao Mês da Mulher. O presidente da Câmara, vereador Newton Luiz de Oliveira, fez questão de agradecer e parabenizar a artista plástica pela exposição, antes da abertura da sessão solene.

A sessão solene contou ainda com a participação do Ministério de Música Tekla, da Igreja Batista de Nova Andradina, trazendo uma mensagem de bênçãos para todos os participantes da sessão. O pastor Elvis Lopes, da Igreja Assembleia de Deus – Madureira, fez a leitura bíblica e citou Provérbios, falando das mulheres virtuosas.

A juíza Jaqueline Machado, uma das homenageadas, parabenizou todas as mulheres homenageadas, afirmando que elas “abriram caminhos para todas as mulheres, pois viveram em tempos de mais dificuldades”. Dra. Jaqueline falou sobre todas as dificuldades que são encontradas pelas mulheres, e que a igualdade é utópica, mas é preciso plantar a cultura da paz. “Temos que continuar lutando, para que mais mulheres possam conquistar a sua autonomia”, declarou, informando que houve uma redução de 30% nos casos de violência contra a mulher.

A secretária executiva Jozeli Chulli, falando em nome do prefeito Roberto Hashioka, destacou as ações desenvolvidas pela Rede de Atendimento à Mulher, parabenizando todas as homenageadas. “Temos ainda um longo caminho a percorrer, mas já tivemos muitas conquistas”, afirmou, citando Willian Shakespeare “Pois a coragem cresce com a ocasião”.

A deputada estadual Dione Hashioka conclamou as mulheres para terem união, e juntas, mudarem a política do Estado, com participação mais efetiva das mulheres para mudar a história, parabenizando a todas as homenageadas.

O presidente da Câmara, vereador Newton Luiz de Oliveira, destacou em seu discursos as origens do 8 de março, e que graças à luta das mulheres para ocuparem os espaços na sociedade e terem a garantia dos seus direitos, hoje, são inúmeras conquistas somadas. “Parabenizo a todas as homenageadas, em especial à Cida Pires, uma mulher guerreira que dedicou a sua vida ao trabalho com os idosos. Desejo a todas um feliz dia da mulher, e que todos os dias sejam de grandes conquistas”, desejou.