Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Mês de Agosto de 2013 / Mês de Março de 2013 / Professores apresentam pauta de reivindicações para vereadores

Professores apresentam pauta de reivindicações para vereadores

por Marcos Matos publicado 29/03/2013 18h41, última modificação 19/05/2015 20h00
Durante a reunião, presidente do Simted falou sobre as perdas dos professores após correção salarial

O presidente da Câmara, vereador Newton Luiz de Oliveira, juntamente com os vereadores Quemuel de Alencar, Robertinho Pereira, Valter Yasunaka, Zé Bugre, Ricardo Lima, Cido Pantanal, Vicente Lichoti, Marião da Saúde, Edson Tolotti e Valmirá, estiveram reunidos com o presidente do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted), Edson Granato, e os professores da Rede Municipal, a fim de apresentar pauta de reivindicações dos trabalhadores.

Durante a reunião, o presidente do sindicato argumentou sobre as perdas dos professores, que requerem o cumprimento da Lei 11.738 na íntegra, com a implantação de 1/3 de horas atividades. A categoria quer que o reajuste de 6,63% seja incorporado do que era regência ao piso, extinguindo a tabela fixa e deixando o restante (23,7%) como regência de classe.

Os professores reivindicam ainda que seja concluída a reformulação da Lei Municipal 47, do Estatuto dos profissionais da Educação Básica, e que a lei seja encaminhada para aprovação, solicitam melhorias para funcionários do grupo de apoio à educação, gestão democrática nas escolas (eleição para escolha dos diretores), incentivo por dedicação exclusiva para os motoristas e auxílio alimentação para as merendeiras, entre outras reivindicações. “A educação tem verba própria, queremos que estes recursos sejam aplicados na educação”, defendeu o professor Fábio Zanatta.

Os vereadores irão auxiliar nas negociações, e agendaram para o dia 08 de abril uma reunião com os professores, representantes do sindicato e vereadores para discutir as reivindicações. Na noite de segunda-feira, dia 26 de março, os professores estiveram na sessão da Câmara, e o presidente do Simted, Edson Granato, usou a tribuna livre para falar das reivindicações, contando com a presença de muitos trabalhadores da educação.