Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Mês de Agosto de 2013 / Mês de Março de 2013 / Seminário discute políticas públicas e cooperativismo

Seminário discute políticas públicas e cooperativismo

por Marcos Matos publicado 21/03/2013 22h52, última modificação 19/05/2015 20h00

A Câmara Municipal de Nova Andradina, por proposição do vereador Edson Tolotti, realizou na terça-feira, dia 19 de março, o 1º Seminário para discussão de Políticas Públicas e noções de cooperativismo, no Projeto de Assentamento 17 de Abril.

O seminário contou com as presenças do presidente da Câmara, vereador Newton Luiz de Oliveira, e dos vereadores Edson Tolotti e Roberto Pereira, gerente da UEMS de Nova Andradina, Sonner Arfux de Figueiredo, delegado regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), João Grandão, secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado, Márcio Pereira Costa, representando o prefeito Roberto Hashioka, técnico agrícola da Semdi, Márcio Teruo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Adilson Remelli, presidente da Associação CEPATEC, Valdemir, representantes da Associação Crescer, superintendente do Incra, Celso Cestari, ex-prefeito de Ivinhema, Renato Câmara, além de assentados do Santa Olga, PA Teijin, entre outros convidados.

O vereador Edson Tolotti afirmou que a cooperativa é ferramenta essencial para o trabalhador rural, defendendo a união entre os assentados e propondo a criação de uma grande cooperativa para agregar mais renda para as famílias. “Precisamos unificar para conseguirmos transpor as barreiras”, defendeu.

O delegado regional do MDA, João Grandão, afirmou que o MDA vem fazendo uma turnê no Estado, atendendo aos convites, para fornecer informações sobre as políticas públicas do Governo Federal, desejando sucesso e parabenizando a iniciativa da realização do seminário. “O nosso propósito é auxiliar para agregar valor aos produtores rurais”, afirmou.

O secretário Márcio Costa afirmou que o Poder Público vem demonstrando a necessidade de diminuir a distância entre os produtores rurais, reafirmando o compromisso e a parceria para auxiliar no que for possível para organização da produção, para que todos possam crescer. “Tenho a certeza de que todos vamos aprender muito com este encontro”, disse.

O presidente da Câmara, vereador Newton Luiz de Oliveira, destacou a importância da política no dia a dia, defendendo que os produtores devem estar focados e propondo políticas públicas para solucionar os problemas de todos os agricultores familiares. Sobre o cooperativismo, Nenão disse que “a união faz a força. As cooperativas são muitos importantes porque nos tiram do isolamento, e com elas podemos propor melhorias e incentivos para todos os cooperados. A Câmara está sempre à disposição para auxiliar. Desejo que o seminário seja bastante produtivo, com muitas propostas”, declarou.

Adriana Rosa, coordenadora estadual de Políticas Públicas do MDA, e o técnico Ricardo Duailibi fizeram apresentação sobre as políticas públicas oferecidas pelo Governo Federal aos assentados. E o superintendente do Incra, Celso Cestari, conversou com os participantes do encontro sobre a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), que é necessária para qualquer assentado possa ter acesso aos projetos e políticas públicas oferecidos pelo Governo Federal.