Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Mês de Agosto de 2013 / Nenão defende mais recursos para atenção básica em saúde durante audiência

Nenão defende mais recursos para atenção básica em saúde durante audiência

por Marcos Matos publicado 19/08/2013 19h30, última modificação 19/05/2015 20h01
Vereador também enfatizou estrutura para especialidades médicas e reforçou caráter preventivo na saúde pública

O presidente da Câmara Municipal de Nova Andradina, Newton Luiz de Oliveira (Nenão), destacou o gerenciamento de recursos aplicados à Saúde voltados à atenção primária, como saneamento e gestão eficiente dos centros de especialidades e unidades básicas durante a ‘’Audiência Pública Mais Saúde para MS’’.

Realizada na última sexta-feira (16), a audiência contou com palestra do relator geral do orçamento da União, deputado federal Marçal Filho. Na ocasião, Nenão frisou a participação dos municípios nas estratégias federais aplicadas à Saúde. ‘’Espero que daqui de Nova Andradina saiam contribuições realmente importantes para serem levadas até Brasília’’, descreveu o vereador.

Segundo Nenão, é necessário ressaltar o gerenciamento básico. ‘’A saúde não começa lá no hospital. Antes de chegar lá, há muitas questões a serem cuidadas, como o saneamento da cidade, a prevenção das doenças’’, pontuou o presidente.

Debate

A audiência pública integra a série de estratégias para a discussão do financiamento federal da Saúde em 2014. Em Nova Andradina, o prefeito Roberto Hashioka, o secretário municipal de Saúde, Silvio Senhorini, o diretor-geral do Hospital Regional Francisco Dantas Maniçoba, Fábio Judacewski e a deputada estadual, Dione Hshioka, também participaram do debate que contou com contribuições de profissionais da área, munícipes e representantes de Anaurilândia, Batayporã, Angélica, Ivinhema, Taquarussu e Novo Horizonte do Sul.

Conforme Marçal Filho, o momento é de planejar e apresentar propostas eficientes ao Governo Federal. ‘’Estou percorrendo este Mato Grosso do Sul e vendo de perto o sofrimento das pessoas’’, afirmou o deputado. Marçal considerou o relatório geral ‘’um desafio’’, mas enfatizou que pretende torna-lo uma oportunidade para alavancar políticas públicas que colaborem com o cenário sul-mato-grossense.

Ainda em audiência, o aumento de repasses a ser definido para a área também foi destacado. A estimativa é de que com a possível aprovação de 25% dos royalties do pré-sal distribuídos para a Saúde, os recursos atinjam a casa dos R$ 42 bilhões em 10 anos, prazo considerado de longuíssimo prazo.

Além da participação dos munícipios vizinhos, o evento também foi acompanhado pelos vereadores Valter do Anzai, Quemuel de Alencar, Marião da Saúde, Cido Pantanal, Ricardo Lima e Adriano Palopoli, e secretários municipais, Marcio Costa (Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado), Maria Eugência (Cidadania e Assistência Social), Nair Russo (Educação, Esportes e Cultura) e Elizabeth Anami Nogueira (Infraestrutura e Serviços Públicos).

Fonte: Ana Carla Barbosa / Assessoria