Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Mês de Dezembro de 2013 / Câmara apoia inclusão de tecnologia na rede municipal de ensino

Câmara apoia inclusão de tecnologia na rede municipal de ensino

por Marcos Matos publicado 11/12/2013 20h43, última modificação 19/05/2015 20h03
O presidente da Câmara Municipal de Nova Andradina, Newton Luiz de Oliveira (Nenão), salientou a necessidade de apoiar iniciativas que incentivem a ampliação do uso de tecnologias para fins educacionais. Nenão elencou projetos de êxito durante a apresentação “O uso do scratch como ferramenta no desenvolvimento de raciocínio lógico” realizada na última segunda-feira (9) na sala Lúcia Andrade Toledo Piza.

DSC_0137.JPGNa ocasião, o Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTM), da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (SEMEC) apresentou nove projetos elaborados com o auxílio do software por estudantes e professores da Rede Municipal de Ensino (REME).

Quando ouvi falar do Scratch fiquei muito curioso. Primeiramente fui procurar conhecer seu funcionamento, pois era algo novo para mim. É uma ferramenta muito interessante e acredito que ela tem o poder de estimular muito aos alunos e com certeza vai contribuir muito com o aprendizado deles”, afirmou o presidente.

As apresentações também foram acompanhadas pelo prefeito Roberto Hashioka, secretária de Educação, Nair Lorencini Russo e o coordenador do NTM, Augusto Teixeira. O profissional salientou a possibilidade de induzir a criatividade entre os alunos a partir da utilização do programa. “Para desenvolver os projetos que vimos, os alunos passaram por várias etapas e dominaram várias linguagens”, frisou o coordenador.

Lousa digital

DSC_0159.JPGAlém do Scratch, que é basicamente uma linguagem gráfica de programação voltada para fins didáticos, a REME deve implantar o uso de lousas digitais. O assunto já foi alvo de indicação do vereador Nenão encaminhada neste ano ao Executivo.

Quando fiz esta indicação, pensei que fosse um projeto possível para daqui uns dois anos, mas andei verificando, e se tudo correr bem já pode dar certo para o ano que vem. O município está de parabéns”, reiterou Nenão.

Fonte: Ana Carla Barbosa / Assessoria