Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Mês de Dezembro de 2013 / Câmara destaca compromisso com alfabetização em seminário intermunicipal

Câmara destaca compromisso com alfabetização em seminário intermunicipal

por Marcos Matos publicado 06/12/2013 20h33, última modificação 19/05/2015 20h02
Realizado no plenário Sidney Sanches, o Seminário Intermunicipal de Alfabetizadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, reuniu representantes de Nova Andradina, cidade sede, Batayporã e Anaurilândia. Durante a abertura oficial do evento, o presidente da Câmara Municipal, Newton Luiz de Oliveira (Nenão), salientou o apoio do município anfitrião ao ensino.
Esta Casa de Leis sempre esteve à disposição para iniciativas como esta

”, pontuou o vereador. O parlamentar também atentou para a necessidade de ampliar as políticas de valorização do professor.

“Muito temos falado do alcance do conhecimento por meio das novas tecnologias da informação e comunicação, mas uma figura continua fundamental para a mediação nos processos de ensino-aprendizagem: o professor”, destacou.

DSC_0037.JPG“Conferindo dados do PNAD, que é a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, referentes a 2012, foi possível perceber que, após 15 anos em declínio, a taxa de analfabetismo parou de cair. Em outras palavras, desde 1997 estávamos conseguindo reduzir os índices de analfabetismo, mas no ano passado, o percentual foi de 8,5%, o que representa aumento de 0,01% em relação a 2011”, complementou o vereador. Os índices foram classificados por Nenão como “inaceitáveis”.

Pacto

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é desenvolvido pelo Governo Federal, Estados e municípios e preconiza que toda criança deve estar plenamente alfabetizada ao término do terceiro ano do ensino fundamental.

DSC_0060.JPGParte das atividades que integram o programa, o Seminário Intermunicipal de Alfabetizadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa foi realizado em Nova Andradina após 20 encontros presenciais. Na última quinta-feira (5), foi promovida a palestra “Alfabetização e Letramento”, ministrada pela mestre em Educação, Leusa de Melo Secchi.

Além do presidente da Câmara Municipal, a abertura do Seminário contou com a presença dos vereadores Quemuel de Alencar, secretária municipal de Educação Cultura e Esportes, Nair Lorencini Russo,  prefeito de Batayporã, Alberto Sãovesso,  além de representantes da Secretaria de Estado de Educação e da Coordenação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Fonte: Ana Carla Barbosa / Assessoria