Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Mês de Dezembro de 2013 / Para Nenão, construção de caixas secas deve favorecer produtores locais

Para Nenão, construção de caixas secas deve favorecer produtores locais

por Marcos Matos publicado 08/01/2014 10h55, última modificação 19/05/2015 20h03
Após solicitações do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDR), o presidente da Câmara de Nova Andradina, Newton Luiz de Oliveira (Nenão), indicou à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado (SEMDI) estudos que contemplem criação de lei para viabilizar a construção de caixas secas em propriedades rurais e às margens de rodovias do município.

Segundo o presidente, as caixas secas são uma técnica promissora para combater a erosão e auxiliam em tempos de escassez de chuvas, pois o acúmulo de água das caixas serve como filtro às enxurradas e melhora a captação dos lençóis freáticos. “É uma técnica barata com benefícios concretos e, inclusive já verificados em muitos municípios do País com estudos rigorosos”, justificou o vereador.

Ainda conforme Nenão, os estudos da SEMDI devem colaborar para a criação de uma lei precisa.

Como estamos falando de propriedades particulares e outras áreas do município, é necessário muito embasamento. Pois queremos contribuir com uma estratégia que atenda aos produtores de imediato e não necessite de alterações posteriores”, complementou.

Fonte: Ana Carla Barbosa / Assessoria