Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Mês de Fevereiro de 2013 / Diretor da Funsau responde aos questionamentos dos vereadores

Diretor da Funsau responde aos questionamentos dos vereadores

por Marcos Matos publicado 26/02/2013 13h28, última modificação 19/05/2015 19h56

O diretor da Fundação de Serviços de Saúde de Nova Andradina (Funsau-NA), Fábio José Judacewski, participou na noite de segunda-feira, dia 18 de fevereiro, da sessão ordinária na Câmara Municipal, atendendo a requerimento apresentado na sessão anterior pelo vereador Dr. Sandro Hoici.

Na oportunidade, o diretor Fábio Judacewski apresentou um panorama sobre a situação do Hospital Regional Francisco Dantas Maniçoba, bem como os desafios da instituição para manter o seu funcionamento. Fábio informou que devido à inadimplência dos municípios que deveriam enviar repasses mensais à instituição, o HR tem um déficit financeiro de R$ 320 mil, contabilizados até o dia 06 de fevereiro deste ano.

Hoje, o hospital trabalha também com déficit pessoal, com apenas dois médicos no Pronto Socorro e um ginecologista atendendo durante os plantões. Comparado ao mês de dezembro de 2012, no mês de janeiro de 2013, o HR apresentou um aumento no atendimento de 48,58%, passando de 4.709 para 6.997, aumento principalmente devido à epidemia de dengue no município de Nova Andradina. “Devido as dificuldades financeiras, não estamos conseguindo atrair profissionais para atuar no hospital. Estamos tentando equilibrar as finanças, mas não está fácil”, expôs Fábio.

Após a apresentação, os vereadores fizeram questionamentos e sugestões para o Hospital Regional. O vereador Dr. Sandro Hoici afirmou que é preciso buscar soluções concretas, enquanto ainda há tempo. “Precisamos agir para que esta bola de neve não aumente cada vez mais”, afirmou.

Vicente afirmou que o problema é principalmente por falta de força política, e sugeriu fazer uma reunião com o governador André Puccinelli, vereadores e deputados estaduais, buscando aumentar o repasse para o Hospital Regional.

O vereador Ricardo Lima perguntou sobre o posicionamento dos prefeitos da região com relação aos débitos dos municípios, e o diretor Fábio informou que já realizou neste ano reunião com os secretários de saúde, e a intenção é que se não foram tomadas providências, o HR irá executar o contrato.

Sobre a UTI, questionamento do vereador Marião da Saúde, o diretor Fábio expôs que o município não possui condições para a implantação, pela escassez de recursos e profissionais, e que é preciso que o município esteja preparado para que os leitos de UTI possam ser implantados, com o HR em pleno funcionamento.