Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Mês de Fevereiro de 2013 / Dr. Sandro quer realização de projeto sobre astronomia em Nova Andradina

Dr. Sandro quer realização de projeto sobre astronomia em Nova Andradina

por Marcos Matos publicado 08/02/2013 11h04, última modificação 19/05/2015 19h56
O vereador solicitou que o município seja contemplado com o projeto “Astronomia Itinerante – O céu pelos olhos do cerrado do Pantanal”.

O vereador Dr. Sandro Hoici encaminhou indicação para o coordenador e pró-reitor de extensão da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Edmilson de Souza, solicitando que o município de Nova Andradina seja contemplado com o projeto “Astronomia Itinerante – O céu pelos olhos do cerrado do Pantanal”.

O projeto consiste em três etapas, e deve atingir um grande número de pessoas na cidade, informou o vereador. Na primeira, classificada como “Instrumentos de observação do céu”, as pessoas passam por uma série de maquetes e demonstrações experimentais, que ilustram, de maneira simples e direta, alguns dos conceitos utilizados em astronomia.

O ponto alto da atividade acontece na etapa “O mapa do céu”, quando um público que varia de 20 a 30 pessoas assiste à simulação do céu noturno em um planetário móvel, observando os principais movimentos do sol e como é a percepção humana do dia e da noite, são abordados os referenciais celestes para a navegação na Idade Média e dos grandes descobrimentos. A apresentação completa dura cerca de 20 minutos, e ao final, os visitantes recebem um folder com informações sobre a ciência em Mato Grosso do Sul e no Brasil, além de dicas de observação do céu à vista desarmada.

A última etapa, chamada “Observação do céu noturno”, dedica-se à observação astronômica, em período noturno, ambiente externo que permita a montagem dos telescópios, possibilitando a observação de corpos celestes como a lua, aglomerados, galáxias, sistemas duplos de estrelas, os anéis de Saturno, Júpiter e as luas Galileanas, entre outros.
Fonte: Bete Lopes / Assessoria