Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Mês de Fevereiro de 2013 / Reitor da UEMS discute desafios da instituição com vereadores de Nova Andradina

Reitor da UEMS discute desafios da instituição com vereadores de Nova Andradina

por Marcos Matos publicado 10/02/2013 19h38, última modificação 19/05/2015 19h56
O reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Fábio Edir dos Santos Costa, esteve em Nova Andradina em reunião com os vereadores

O reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Fábio Edir dos Santos Costa, esteve em Nova Andradina na tarde de quinta-feira, dia 07 de fevereiro, em reunião com os vereadores, quando fez uma explanação dos trabalhos e atividades da instituição, os planos de expansão de cursos superiores, e ainda discutir possíveis parcerias.

Estiveram presentes o presidente da Câmara, vereador Newton Luiz de Oliveira, vereadores Valter Yasunaka, Ricardo Lima, Quemuel de Alencar, Edson Tolotti, gerente da UEMS de Nova Andradina, Sonner Arfux de Figueiredo, e o professor Ney Azambuja, da assessoria da UEMS.

O reitor Fábio Costa informou que a UEMS hoje possui 54 cursos disponíveis, em 15 campus no Estado, e a instituição passa por um processo de reformulação. Fábio Costa informou ainda que 93% dos recursos recebidos pela UEMS estão comprometidos com folha de pagamento, fator que vem dificultando promover novas ações nos campus da instituição. “Neste mês, devemos quitar as dívidas, e começamos a caminhar a partir deste ponto”, expôs o reitor.

Entre os compromissos da UEMS, estão em equipar, visando proporcionar mais qualidade aos cursos oferecidos. Estão sendo preparados cursos de capacitação para os servidores, e estão sendo feitos estudos visando o crescimento dos cursos. Estão sendo adquiridos novos livros, computadores de última geração, reforço na infraestrutura da UEMS, aquisição de um ônibus, e ampliação de oferta dos cursos de educação à distância, de acordo com o reitor. Para Nova Andradina, que possui cerca de 290 acadêmicos no campus, está em andamento a construção de mais um bloco. “A palavra de ordem hoje é a parceria. O fortalecimento da UEMS não depende apenas da administração central, precisamos entender os benefícios que a instituição traz para a cidade”, defendeu o reitor.
Entre os assuntos abordados, destaque para a cultura orgânica. O reitor Fábio Costa irá apresentar o presidente da Associação Brasileira de Produtos Orgânicos (ABPO), Leonardo de Barros, para propor desenvolvimento de projeto em parceria com os assentados. A proposta é executar projeto similar ao que é desenvolvido em Glória de Dourados, com o curso de Agroecologia, com grande sucesso, gerando renda aos participantes de até R$ 2,5 mil/mês. O vereador Edson Tolotti aproveitou para convidar o reitor e o presidente da ABPO para participarem do seminário sobre cooperativismo, que será realizado no dia 19 de março no Assentamento Santa Olga.