Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Mês de Janeiro de 2013 / Dengue é o foco principal das indicações apresentadas na primeira sessão da Câmara

por Assessoria — publicado 30/01/2013 12h49, última modificação 19/05/2015 19h55
O combate à dengue foi um dos principais focos das indicações apresentadas durante a primeira sessão legislativa da 13ª Legislatura, realizada na noite de segunda-feira, dia 28 de janeiro.

Foto: 7ª Arte

O presidente da Câmara, vereador Newton Luiz de Oliveira, fez uma indicação solicitando que seja construído um depósito coberto para materiais recicláveis, como papelão, garrafas peti, vidros, latinhas, entre outros, em diversos pontos da cidade, evitando, com isso, que sejam locais propícios para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, além de os materiais poderem ter melhor aproveitamento para os recicladores, pois não estarão molhados.

O vereador Vicente Lichoti, do PT, encaminhou solicitação ao prefeito Roberto Hashioka Soler para que a prefeitura de Nova Andradina decrete situação de emergência devido à epidemia de dengue que assola os moradores da área urbana do município. “Sempre querem atribuir a culpa aos moradores, mas a epidemia de dengue é a falta de planejamento do Executivo Municipal. A cidade encontra-se em situação de abandono”, declarou Vicente. Outra indicação do vereador Vicente Lichoti é sugerindo um mutirão contra a dengue, através de uma parceria entre o Poder Executivo e os produtores rurais proprietários de tratores e roçadeiras, para aparar o mato em terrenos baldios da zona urbana, evitando a proliferação dos focos de dengue. Esta indicação foi encaminhada ao prefeito Roberto Hashioka Soler e ao presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), Edílson Paes Nantes.

O vereador Edson Tolotti, solicitou ao prefeito Roberto Hashioka Soler e ao secretário executivo Sílvio Senhorini, que seja realizado com urgência um mutirão de limpeza no Distrito Nova Casa Verde, para o controle do mosquito Aedes aegypti, além de uma campanha de conscientização para os moradores, evitando uma epidemia.

O vereador Valter Masuzo Yasunaka, solicitou ao prefeito Roberto Hashioka e à secretária de Infraestrutura e Serviços Públicos, Elizabeth Sumiko Anami Nogueira, que sejam realizados serviços de limpeza e manutenção das avenidas e vias públicas, assim como terrenos e praças do município, também pensando no combate à dengue.

O vereador Dr. Sandro Hoici reiterou indicação apresentada em 2010, solicitando a realização de campanha de distribuição de sementes de Crotalária (Crotalaria juncea) e Citronela (Cymbopogon winterianus; Cymbopogon nardus), que são espécies que auxiliam o combate ao mosquito da dengue. “É um trabalho preventivo, a longo prazo, e com baixo custo, que pode auxiliar e muito no combate à dengue”, declarou Dr. Sandro.