Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Mês de Maio de 2013 / Painel discute desafios da agropecuária regional

Painel discute desafios da agropecuária regional

por Marcos Matos publicado 21/05/2013 11h22, última modificação 19/05/2015 19h58
Técnicos da Embrapa Agropecuária Oeste estiveram em Nova Andradina visando realizar um diagnóstico da agropecuária regional

Foi realizado em Nova Andradina, na tarde da última sexta-feira, dia 17 de maio, o 1º Painel da Agropecuária Regional, visando discutir os desafios do setor, uma proposição dos vereadores da bancada do PT, Edson Tolotti e Vicente Lichoti.

O evento foi promovido na Câmara Municipal, contando com as presenças dos vereadores Vicente Lichoti, Zé Bugre e Edson Tolotti, do técnico do setor de transferência de tecnologia da Embrapa Agropecuária Oeste, Cláudio Lazzarotto, e os técnicos Alceu Richetti e Walder Nunes, secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado, Márcio Costa, coordenador da Agraer de Nova Andradina, Sandro Poloni, professores e alunos do curso de Agropecuária do IFMS, técnico agrícola da Agraer de Taquarussu, Emerson Sanches, secretário de Agricultura de Taquarussu, José Aguinaldo Souza Lima, Leandro de Oliveira Souza e Gilson Bonfim, representando a Associação Crescer, secretário de Agricultura e Pecuária de Anaurilândia, Geraldo Fernandes Martins, secretário de Desenvolvimento Econômico de Anaurilândia, Antônio França, representando o Sindicato Rural de Batayporã, Vanderlei de Freitas Santos, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), Edilson Nantes, fiscal agropecuário da Iagro, Adalberto Fiorucci, coordenadora técnica do curso Técnico em Agronegócio, Verane Surek, entre outras presenças.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado, Márcio Costa, afirmou que o painel é uma oportunidade de aproximação para somar esforços, aumentar e produtividade e a renda familiar regionalmente, além de provocar avanços no setor do agronegócio. “Estamos passando por transformações muito grandes na nossa região, com o desenvolvimento do setor agroenergético. A partir deste painel, temos condições de somar esforços e montar um Centro de Pesquisas, este é o início de um processo”, declarou.

O vereador Vicente Lichoti afirmou que a Embrapa tem contribuído em diversos setores para auxiliar a vencer os desafios do campo, agradecendo as presenças dos técnicos da Embrapa para discutir e propor ações para a região. “Com a contribuição de todos os setores, poderemos avançar cada vez mais”, afirmou.

Cláudio Lazzarotto afirmou que o painel é o primeiro passo para o desenvolvimento regional através de ações inovadoras, destacando o papel fundamental das parcerias para que os trabalhos multipliquem-se e consolidem-se. Através de contato prévio com produtores rurais da região, Lazzarotto trouxe um diagnóstico regional dos desafios na cadeia produtiva do leite, agricultura, pecuária, olericultura, ovinocultura, produção de eucaliptos, entre outras culturas, propondo sugestões de pesquisa e treinamentos que poderão a ser desenvolvidos para a região. Com base nos depoimentos e comentários dos participantes do painel, em breve deverá ser agendada uma data para nova reunião regional, visando propor parcerias para dar continuidade aos trabalhos.
Fonte: Bete Lopes / Assessoria

     

Mídias Sociais